Quando alguém diz "lavar as mãos" significa que ela está se isentando de qualquer culpa ou prejuízo que possa acontecer por sua responsabilidade.
"Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo.
A fala de Duarte se refere a um trecho da carta deixada por Migliaccio, que dizia que “foram 85 anos jogados fora num país como este”. Lima Duarte encerrou a homenagem dizendo a seguinte frase: “Os que lavam as mãos, os fazem numa bacia de sangue”.
Pôncio Pilatos
Citado nos evangelhos canônicos*, Barrabás é um personagem que participa de uma das mais dramáticas e conhecidas histórias que se acham na Bíblia, a crucificação de Cristo no episódio do julgamento de Jesus por Pôncio Pilatos. Como Barrabás, Jesus de Nazaré foi acusado de traição contra Roma.
Barrabás (do aramaico: Bar Abbas, "filho do pai") nasceu na cidade de Yafo, ao sul da Judeia. Foi contemporâneo de Jesus Cristo. É citado no Novo Testamento, no episódio do julgamento de Jesus por Pôncio Pilatos.
Destarte descobrimos que o nome de Barrabás era Jesus.
Simão, o Zelote – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Zelote é uma palavra derivada do aramaico. Significa “Alguém que zela pelo nome de Deus”. Outra possível tradução para o termo é fervoroso, ou mesmo fanático. Sua origem está ligada ao movimento político judaico que defendia a rebelião do povo da Judeia contra o Império Romano.
Coube ao Evangelho de Nicodemos, um livro apócrifo, não oficializado, considerado como não canônicos pela Igreja Católica, tendo surgido no século III, em seu capítulo 9, verso 5, a identificação dos dois malfeitores como sendo Dimas e Gestas. Dimas e Gestas são: o bom e o mau ladrão, respectivamente.
As três estrelas foram batizadas com nomes árabes: Mintaka, Alnilam e Alnitak, que significam o cinto, a pérola e a corda, caracterizando os elementos do cinturão do caçador Órion. Cada cultura dá às Três Marias um diferente significado.
Ao entrarem no túmulo de José de Arimatéia, não acharam o corpo de Jesus. Nesse momento encontraram dois varões de vestes resplandecentes que lhes disseram: “Por que buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou.
Segundo os Evangelhos, José de Arimateia, juntamente com Nicodemos, providenciou a retirada do corpo de Cristo da cruz após solicitação feita a Pôncio Pilatos.