Há ainda os cabos F/UTP (Foilled Twisted Pair, ou par trançado com blindagem em folha), SF/UTP (Screnned Twisted Pair, ou par trançado com blindagem em malha) e o mais conhecido S/UTP (Shielded Twisted Pair, ou par trançado blindado), entre outros com aplicações mais específicas.
O CAT6 é um cabo padronizado com par retorcido para Ethernet, retrocompatível com CAT5/5e e padrões de cabos CAT3. Como o CAT5e, os cabos CAT6 são compatíveis com segmentos de Gigabit Ethernet de até 100 m, mas também permitem o uso em redes 10-Gigabit por uma distância limitada.
O cabeamento por par trançado (Twisted pair) é um tipo de cabo que tem um par fios entrelaçados um ao redor do outro para cancelar as interferências eletromagnéticas de fontes externas e interferências mútuas (linha cruzada ou, em inglês, crosstalk) entre cabos vizinhos.
O cabo de par trançado é um tipo de cabeamento comum que conecta computadores domésticos e computadores de empresas aos servidores e a rede de internet.
Quais são as vantagens e desvantagens do cabo par trançado? Vantagens: mais barato, fácil instalação, instalação flexível. Desvantagens: Tamanho limitado e interferência magnética 4.
U – não protegido. F – foiled (screened with foil) S – shielded (screened with braid) SF – shielded and foiled.
Os cabos sem blindagem são chamados de UTP (Unshielded Twisted Pair, que significa, literalmente, “cabo de par trançado sem blindagem”). Os cabos blindados, por sua vez, se dividem em três categorias: FTP, STP e SSTP.
Um cabo de rede de categoria 5 funciona com velocidades de até 100Mbits em um cabo de rede com comprimento máximo de até 100 metros.
100 quilômetros
Para isso usa-se o dispositivo de emenda RJ45 para cabos de rede, no caso do cabo ser curto basta conectar a ponta dele no conector de um lado da emenda e conectar um segundo cabo no conector do outro lado da emenda, após isso é só seguir sua instalação ou conectar o segundo cabo no seu computador.
Desencape uma parte do condutor com auxílio de um alicate desencapador ou um canivete para fazer a derivação do condutor, mantendo sempre os dois cabos juntos envolvendo um ao outro. De maneira que fiquem firmes, finalize a emenda com o auxílio de um alicate universal. Fazendo emenda de derivação com fio rígido.