CID 10 I64 Acidente vascular cerebral, não especificado como hemorrágico ou isquêmico – Doenças CID-10.
Um acidente vascular cerebral isquêmico consiste na morte do tecido do cérebro (infarto cerebral), decorrente de um fornecimento inadequado de sangue e oxigênio a ele em razão de uma obstrução na artéria.
A isquemia cerebral transitória, também chamada de ataque isquêmico transitório (AIT), é um problema neurológico que acontece de repente e passageiramente, provocando sintomas que duram alguns minutos ou horas, após o qual há recuperação total da pessoa acometida.
Um ataque isquêmico transitório (AIT) consiste numa alteração da função cerebral que, normalmente, dura menos de uma hora e é causada por um bloqueio temporário do fornecimento de sangue ao cérebro. A causa e os sintomas de um AIT são os mesmos que os de um acidente vascular cerebral isquêmico.
AIT , por outro lado, significa Ataque Isquêmico Transitório, ou seja, uma determinada artéria cerebral sofre um "entupimento", ocorre um déficit neurológico, mas a grande diferença entre o AIT e o AVC é que o déficit neurológico no AIT , necessariamente, será reversível em até 24 horas (normalmente um tempo bem mais ...
Insatisfação sexual é queixa de 51% dos pacientes que sofreram AVC.
De acordo com Felipe Gavranic dos Reis, especialista em Cardiologia e Médico Cardiologista da CCRmed, o paciente normalmente apresenta sinais entre uma e até duas semanas antes do infarto e costuma recorrer ao pronto-socorro para ser medicado.