De origem latina, a palavra fomento significa “o que aquece”. No sentido figurado da língua portuguesa, o fomento tem o significado de impulso e estímulo, podendo trazer o sentido de promover o progresso.
35 sinônimos de fomentar para 3 sentidos da palavra fomentar: Estimular o desenvolvimento: 1 incrementar, excitar, acarretar, desenvolver, estimular, impulsionar, preparar, promover, alavancar, alimentar, cevar, facilitar, favorecer, fecundar, nutrir, potencializar, prosperar, proteger.
Fomento Econômico – "A Empresa" Desta forma o Estado fomenta de diversas formas aquelas atividades empresariais que entender ser importante, agindo de diversas formas, seja técnico, tributário, creditício, burocrático, entre outros.
Uma dos significados mais usuais dados ao termo refere-se a qualquer ação do governo que tenha a finalidade de promover o desenvolvimento de um país, de uma região, ou ainda, dos mais diversos setores: Agropecuária, Comércio e Serviços, Cultura, Educação, Indústria, Saúde, Turismo etc.
O fomento mercantil, também chamado de fomento comercial ou factoring, é uma operação financeira pela qual uma empresa vende seus direitos creditórios - que seriam pagos a prazo - através de títulos a um terceiro, que compra estes à vista, mas com um desconto.
Conceito. Factoring é uma atividade comercial, mista e atípica, que soma prestação de serviços à compra de ativos financeiros. A operação de Factoring é um mecanismo de fomento mercantil que possibilita à empresa fomentada vender seus créditos, gerados por suas vendas à prazo, a uma empresa de Factoring.
Para se cadastrar na entidade, a factoring deve estar aberta e formalizada. São necessárias as cópias do balancete, contrato social registrado na Junta Comercial, cartão CNPJ e do comprovante do cadastramento no COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).
11 dicas para montar sua factoring
O factoring é um tipo de financiamento onde um negócio vende suas contas a receber, com um desconto, para uma terceira parte. ... Logo, o negócio consegue antecipar o pagamento de cheques, vendas a prazo, pagamentos com cartão de crédito, duplicatas, recebíveis e demais valores a receber.
Como empresa comercial, a factoring deve utilizar seus próprios recursos e não pode oferecer seus serviços a pessoas físicas, somente para jurídicas, com excessões de profissionais liberais — diferentemente das financeiras, como bancos, que podem captar recursos de terceiros e oferecer para pessoas físicas.