O movimento de substâncias através dos plasmodesmos se denomina transporte simplástico. ... Os plasmodesmos formam-se ao final da divisão celular entre células irmãs. As paredes de células vegetais adjacentes apresentam poros, locais em que não há celulose ou qualquer outro tipo de material.
O transporte passivo é a passagem de uma substância através da membrana plasmática de uma região onde ela está mais concentrada para uma onde está menos concentrada, sem gasto de energia. Existem três tipos de transporte passivo pela membrana celular: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.
O transporte de substâncias na membrana plasmática podem ocorrer de forma passiva ou ativa. No transporte passivo, não há consumo de energia. O fluxo de partículas é espontâneo, no sentido de igualar as concentrações do meio intracelular e intersticial. No transporte ativo, há gasto de energia (ATP).
O ancoramento (docking) e fusão de vesículas é parte a do sistema de transporte de vesículas responsável por prender a vesícula a sua membrana-alvo e fundir as duas membranas, misturando seus conteúdos.