A paralisia do sono é uma espécie de desdobramento de forma incompleta, uma linha entre o sono e o despertar. "O indivíduo passa a ver ou interpretar a presença de espíritos, mas não se trata de obsessão espiritual.
Paralisia do sono é uma condição que descoordena o corpo e a mente de uma pessoa enquanto ela dorme, de modo que, ao acordar, o cérebro está funcionando, mas o indivíduo não consegue realizar movimentos corporais.
Os espasmos ou puxões ocorrem mais comumente quando uma pessoa está dormindo em uma posição desconfortável ou está cansada. Poucas pesquisas já foram feitas sobre o assunto, mas uma teoria sugere que o espasmo é resultado do relaxamento dos músculos.
Falar sozinho (solilóquio) é um comportamento que pode aumentar de frequência em algumas situações, como sob estresse ou ansiedade. No entanto não depende da existência de outros transtornos para que essa fala surja, como um comportamento impulsivo/difícil de controlar.
É verdade que falar sozinho também pode ser sinal de doença mental, como esquizofrenia, ou de que a pessoa está tendo um surto psicótico.
Pode ser o início de uma demência , a qual denominamos de “ delirium, que pode ocorrer de origem multifatoriais. Portanto torna-se relevante buscar ajuda de um neurologista ou psiquiatra.