Quando Procurar Um Especialista Em Ortodontia?

Quando procurar um especialista em ortodontia

“Ortodontia é uma especialidade odontológica especializada em corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada na boca. É a área da odontologia muito procurada por quem quer mudar seu sorriso de uma maneira estética e funcional.”

Alguns detalhes também devem ser levados em consideração, como o conforto da sala de espera, por exemplo, com pelo menos wi-fi, televisão e revistas para entreter os pacientes enquanto aguardam sua vez. 

O que faz um ortodontista? 

Ortodontia é uma especialidade da odontologia muito procurada por pessoas que querem mudar seus sorrisos para melhor - de uma maneira estética e funcional. Além de corrigir a posição dos dentes tortos, o profissional em ortodontia, chamado de ortodôntista, também é responsável por melhorar a mordida cruzada, fechar o diastema - aquele espacinho entre os dentes frontais - e até mesmo colaborar na melhora da fala dos seus pacientes. Com tantos benefícios voltados para este ramo odontológico, o Sorrisologia fez um compilado da ortodontia, explicando o que é, as principais modalidades e o que, de fato, faz um especialista da área. Veja só!

Sendo assim, a função do ortodontista consiste em trabalhar na correção da posição dos dentes do paciente e de seus ossos maxilares para conseguir corrigir a mordida, auxiliando então na limpeza e na higiene, além de evitar dores e contribuir com a saúde bucal. 

Essa é uma das especializações odontológicas com maior crescimento na odontologia, devido principalmente ao avanço da tecnologia nos últimos anos que tem permitido mais precisão nos diagnósticos e tratamentos rápidos. Dessa maneira, alcançando ainda mais pacientes que precisam dessas intervenções. 

O que é ortodontia? Quais são os tipos? Como saber se preciso de um ortodontista?

O que é ortodontia? Quais são os tipos? Como saber se preciso de um ortodontista?

Devo fazer a manutenção do aparelho ou não é tão importante assim? Essa é uma dúvida que persegue muitos brasileiros. É preciso entender que não fazer a manutenção do aparelho pode prolongar muito o seu tratamento ortodôntico, uma vez que neste tipo de consulta o ortodontista irá apertar o aparelho para que os dentes se encaixem ao novo molde e fiquem perfeitamente alinhados. Além disso, as borrachinhas do aparelho começam a degradar, incham e acumulam placa bacteriana.

Dessa forma, antes de matricular-se, pesquise sobre as especializações oferecidas pelas instituições de ensino e como são avaliadas pelo Ministério da Educação. Afinal, a qualidade de ensino e a estrutura da instituição precisam atender às necessidades de sua formação. 

Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você precisa de um tratamento ortodôntico. Ele pode usar como base alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias panorâmicas.

5. Ortodontia infantil

Embora seja muito comum ver crianças e adolescentes usando aparelho, pessoas de todas as idades podem recorrer a esse tipo de tratamento. No entanto, é preciso ficar atento, pois existem certas limitações. É possível citar entre elas a situação do tecido do osso de suporte, pois o dente está ligado ao tecido ósseo e gengival.

Além disso, ortodontistas também podem seguir carreira em empresas especializadas em materiais de saúde e equipamentos odontológicos, além de órgãos públicos ou carreira acadêmica. 

Além disso, a pesquisa também mostra que o teto salarial da profissão se aproxima dos R$ 9 mil, o que pode ser alcançado ao trabalhar para mais de uma clínica ou consultório ou após contar com mais anos de experiência de trabalho. 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Publicador de Conteúdos e Mídias

O que também não atinge apenas a boca — o que inclui as dores no maxilar, cáries, doenças gengivais, perda de dentes, entre outros — mas, refletindo em problemas em outras partes do corpo, seja no sistema respiratório, dores no ouvido ou até mesmo na cabeça. 

Não existe uma idade mínima para começar o tratamento com uso de aparelho. Porém, é recomendado que os pais procurem um ortodontista a partir do início da dentição decídua, ou seja, dos dentes de leite. A duração do tratamento depende da gravidade do problema, da idade, da resposta do paciente a ele e dos seus cuidados.

Busca

O tratamento ortodôntico torna o sorriso mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável. Além disso, dentes com possibilidade de durar a vida toda sem complicações. O especialista neste campo é chamado de ortodontista, e precisa fazer um curso de especialização, além dos cinco anos do curso regular.

Além disso, dentes mal alinhados também causam um estresse a mais aos músculos de mastigação, o que pode ocasionar em dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, ombros e costas, sem cortar que também prejudicam diretamente a autoestima do paciente. 

Isso acontece pois quando as pessoas têm confiança em seu trabalho, elas costumam ficar à vontade para compartilhar sobre suas vidas. Portanto, procure gerar uma parceria real com seus pacientes, criando uma conexão que pode te render reconhecimento, anos de trabalho garantido e te garantindo novas indicações.

Curta nossa página

O tratamento ortodôntico usa de diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, que ajudam a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos colocam uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que vai determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

Outro fator é o possível desenvolvimento de um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.

Além disso, grande parte dos tratamentos ortodônticos são auxiliados pelo uso de aparelhos odontológicos pelos pacientes, sendo então realizado um acompanhamento de perto pelo ortodontista para acompanhar o desenvolvimento do tratamento e se são necessárias mudanças no planejamento. 

Barra de busca

Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente se tornam difíceis de serem mantidos limpos. Sendo assim, propensos a serem perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.

Dessa forma, o ortodontista ou dentista pode decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você. Existem alguns problemas que específicos que podem indicar a necessidade de um tratamento com esse tipo de profissional.

Curta nossa página

Curta nossa página

Além da importância para a estética e autoestima do paciente, a ortodontia também é de grande importância para a saúde bucal e também para a saúde geral dos pacientes, já que são grandes os números de problemas que dentes tortos e mal posicionados podem causar no organismo humano.

Por fim, o ortodontista pode trabalhar de maneira autônoma, ligando-se a clínicas particulares de outros dentistas e de outras áreas da saúde, ou podendo abrir sua própria clínica.

O que é avaliação de Ortodontia?

A avaliação odontológica tem como objetivo identificar o estado de saúde bucal dos pacientes, com atenção tanto para os sintomas de disfunções quanto para as queixas em relação à função dos dentes e à estética.

Como saber se o dentista é bom?

4 dicas de como escolher o melhor dentista para cuidar do seu sorriso

  1. Peça recomendações. ...
  2. Pesquise a reputação e a credibilidade do atendimento. ...
  3. Procure conhecer a estrutura do local. ...
  4. Informe-se sobre procedimentos e tecnologias oferecidos. ...
  5. Plano odontológico X Atendimento particular.

Quanto tempo demora para uma cárie chegar no canal?

O desenvolvimento da cárie leva de algumas semanas até vários meses, mas a dor só aparece quando a “escavação” se aproxima da polpa do dente, um conjunto sensível de nervos e vasos sanguíneos.

Como fazer uma cárie desaparecer?

O tratamento para eliminar cáries, é feito geralmente através de uma restauração, que é realizada pelo dentista e consiste na remoção da cárie e de todo o tecido infectado, sendo que depois é feita uma cobertura do dente com uma substância que pode ser resina composta, cerâmica ou amálgama.