Entende-se por precipitação a água proveniente do vapor de água da atmosfera depositada na superfície terrestre sob qualquer forma: chuva, granizo, neblina, neve, orvalho ou geada.
A interceptação da precipitação pelas copas da vegetação é um processo hidrológico onde a água da chuva retorna à atmosfera sem atingir o solo. ... Sendo: Ic = interceptação (mm); P = precipitação (mm); Pe = precipitação efetiva (mm).
Numa bacia hidrográfica é muito difícil saber o volume exato de chuva para toda a bacia, mas esse valor é indispensável para os estudos hidrológicos. Segundo Pedrazzi (1999), há 3 métodos para o cálculo da chuva média: método da média aritmética, método de Thiessen e método das isoietas.
Esse volume pode ser obtido calculando o volume do paralelepípedo de 1 m2 de área da base e altura de 100 mm = 0,1 metros. Esse volume pode ser determinado em litros, lembrando que 1 m3 = 1000 litros. Isso implica dizer que, para cada metro quadrado da região, houve uma precipitação de 100 litros.
As grandezas que caracterizam as precipitações são a altura pluviométrica, a intensidade, a duração e a freqüência da precipitação. A altura pluviométrica, normalmente representada pelas letras h ou P, é a medida da altura da lâmina de água de chuva acumulada sobre uma superfície plana, horizontal e impermeável.
Definimos de Tempo de Recorrência como o intervalo médio de tempo (geralmente em anos) em que pode ocorrer ou ser superado um dado evento, ou seja, é o inverso da probabilidade de um evento ser igualado ou ultrapassado: TR = 1/p.
Se um evento hidrológico como, por exemplo, uma cheia, é igualada ou excedida em média a cada 100 anos terá um período de retorno T = 100 anos. Isto não quer dizer que este evento ocorrerá regularmente a cada 100 anos.
3 - Que período de retorno deve o engenheiro adotar no projeto de uma Gleria de Drenagem de uma rodovia, se ele está disposto a aceitar somente 10% de risco de que a obra falhe nos próximos 5 anos? Tr = 48 anos....EXERCÍCIOS: