Obaluaê é quem cura e quem traz a doença. Obaluaê pode ser o fim como também pode ser o começo. Quando se trata desse orixá, nada é preto no branco.
AS DUAS MÃES DE OBALUAIÊ Filho de Oxalá e Nanã, nasceu com chagas, uma doença de pele que fedia e causava medo aos outros, sua mãe Nanã morria de medo da varíola, que já havia matado muita gente no mundo. Por esse motivo Nanã, o abandonou na beira do mar.
Os filhos de Obaluaê são, por natureza, introspectivos, pensativos, simples, modestos e calados. Por isso, ter amigos ao seu lado é extremamente importante para que ele consiga se realizar, comunicar, tornar-se uma pessoa produtiva e ativa. Caso contrário entrega-se à letargia e à solidão.
O tipo psicológico dos filhos de Omulu é fechado, desajeitado, rústico, desprovido de elegância ou de charme. Pode ser um doente marcado pela varíola ou por alguma doença de pele e é frequentemente hipocondríaco. Tem considerável força de resistência e é capaz de prolongados esforços.
Não comer cajá. Não comer carambola (pertence à Egun). Não comer fruta-do-conde ou sapoti. Evitar comer carne de porco (quizila de Omulu).
Passo-a-passo:
Não beber bebidas alcoólicas e jamais fazer sexos. Não falar palavrões e pensamentos ruins. Antes de dormir rezar e depois que for levantar-se também. Não comer pimentas ou condimentos fortes como azeite de dendê, óleo de pequi.
Após o ritual do ebó as folhas sagradas são usadas de forma ordenadas nos banhos litúrgicos, podendo ser necessário o uso de água sagrada. Existe uma rígida cartilha a ser seguida para que se tenha resultados, e o sacrifício seja aceito.
O que significa cumprir um prazo de sete dias Ao cumprir cada etapa e entregar cada oferenda ou ebó, a mãe de santo (ou pai de santo) está devidamente preparada para aquele ritual em corpo e em espírito. Assim são cumpridas as sete etapas, em sete dias, e concluídos os trabalhos espirituais.
Preceito no candomblé — são as normas e restrições no preparo de alimentos e oferendas para cada Orixá. Todo orixá tem suas comidas favoritas e também as que são proibidas. Um exemplo, a comida para Oxalá não pode levar sal ou dendê e deve ser de cor branca, como canjica e inhame.
Geralmente os preceitos envolvem abstenção de sexo, de determinadas comidas, como carne e pimenta por exemplo, banhos de ervas para limpeza e purificação, dentre outros.
Aquele que descumprir o preceito deverá fazer a maioria dos processos da iniciação novamente, pois não valerá de nada se ele não cumpriu o preceito, além de não merecer o sagrado, pois prefere se divertir nos prazeres carnais ao invés de colocar o orixá em primeiro lugar.
São consideradas horas fechadas, os 15 minutos anteriores e posteriores à HORA PEQUENA e à HORA GRANDE, ou seja de 11:45hs às 12:15hs, assim como também de 23:45hs às 00:15hs; horas que são destinadas à entrega de EBÓS, DESCARREGOS, ou o emprego da Força Negativa para a prática do Bem.
24 Horas antes da gira devemos fazer o preceito, isto é não podemos fazer sexo, ingerir bebidas alcoólicas, ingerir carne suína, bovina, frango ou qualquer tipo de produto industrializado como bacon, salsicha, presunto etc.
Na Umbanda, é uma forma de mostrar força de vontade com os orixás e guias. ... Quando fazemos o resguardo e o jejum, estamos limpando o corpo e a mente para que os bons fluidos provenientes dos orixás e guias possam ser melhor absorvidos por nós. Daí sua importância.
Os preceitos podem ser os mandamentos ou bases de uma determinada religião e por isso são comuns expressões como preceitos do budismo, islamismo, catolicismo, judaísmo, umbanda, etc. ... Exemplo: Ele foi promovido porque seguiu as instruções do seu chefe a preceito.
2. Doutrina; norma; prescrição; ordem. Rigorosamente. Os mandamentos da lei de Deus.
Significado de Preceito substantivo masculino Aquilo que se aconselha fazer ou praticar; regra. O que se ensina; ensinamento: o padre sempre atualiza seus preceitos. Ação de prescrever; prescrição, ordem: seguiu os preceitos do juiz.
O que é Norma: Preceito; Lei; Conjunto de regras de uso relativas às características de um produto ou de um método, compiladas com o objectivo de uniformizar e de garantir o seu modo de funcionamento e a sua segurança; ... Regra de direito, regra jurídica.
A maior parte das festas de guarda calham sempre num domingo (ex: Domingo de Ramos, Pentecostes, domingo de Páscoa, Santíssima Trindade, etc.), que já é o dia semanal obrigatório de preceito ou guarda.
Os Preceitos – são leis de reparação em relação ao próximo, e que também não são passíveis de penas capitais. Todos fazem parte da Lei, do caráter de Deus, pois refletem o caráter de Deus e sua repulsa ao pecado. Mas há entre elas uma hierarquia. Mandamentos são mais graves depois Estatutos e por fim Preceitos.
S.M. Termo que designa os fundamentos e até mesmo as características que define o caráter de uma pessoa. Convicções, preceitos seguidos por alguém. Exemplo de uso da palavra Princípios: Não passo por cima dos meus princípios para agradar alguém.
São preceitos fundamentais aqueles que conformam a essência de um conjunto normativo-constitucional” (TAVARES, 2001, p. 124). Liberdade e igualdade, por exemplo, são dispositivos sem os quais não se poderia caracterizar uma Constituição. Tais preceitos podem, seguramente, ser enquadrados como fundamentais.
"Preceito significa mandamento, ordenação, regra, norma de conduta, e que é também fundamento, ou seja, "base ou razão em que se firmam as coisas ou em que se justificam as ações, na acepção mais comum, algo coordenado ao sistema constitucional, embora não expresso na Constituição."
Ética é a parte da filosofia que estuda os juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.
Ética é a parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral. ... Respeito, honestidade, não violência e responsabilidade no agir são alguns princípios éticos que regem a nossa vida moral.