Interpretação de texto: como fazer?
Compreender requer questionamento, perguntas e a busca pelas respostas. Para compreender não se pode ser apático, conformado, estagnado. ... Compreensão requer atenção, questionamento e principalmente tempo para pensar, analisar e conquistar o verdadeiro entendimento em todos os assuntos.
Escutar significa ouvir com atenção, havendo entendimento e compreensão daquilo que interessa. Entender significa entender superficialmente, não sabendo explicar, apenas entendendo aquilo que o ouvido está captando.
Qual a diferença entre ouvir e escutar? O significado de ouvir remete ao sentido da audição, é aquilo que o ouvido capta. Já o verbo escutar corresponde ao ato de ouvir com atenção. Ou seja, escutar é entender o que está sendo captado pela audição, mas além disso, compreender e processar a informação internamente.
Entender ou perceber os sons pelo sentido do ouvido, da audição: ouvir músicas. Oferecer atenção; atender, escutar: o prefeito não ouve os moradores do município.
O escutar é fundamental para construirmos boas relações. Na realidade, a palavra escutar e ouvir tem o mesmo significado, pois são sinônimos, mas, no seu processo de inter-relacionar seu uso acaba sendo bem diferente.
Quando deixamos de ouvir Deus, nosso relacionamento com Ele fica prejudicado e nos sentimos frustrados. Mas, isso não precisa e não deve ser assim porque Deus deseja falar conosco e de maneira pessoal. Nosso Deus não é um Deus alienado ou distante. ... Por isso, a bíblia fala muito da importância de ouvir a voz de Deus.
A escuta infantil, ou melhor, a escuta das múltiplas infâncias, vai muito além do diálogo em que um fala e o outro escuta. Consiste em reconhecer e se conectar com a realidade daquela criança, com suas vivências e experiências. Considerar os contextos familiares, sociais e culturais em que ela está inserida.
Ser um bom ouvinte é um diferencial importante para o desenvolvimento da liderança. Além de aumentar a confiança da equipe, a escuta torna o ambiente mais seguro para os colaboradores, reduz os mal-entendidos, melhora a experiência dos funcionários e otimiza a sua influência na organização.
Um bom ouvinte não fica só em silêncio enquanto a outra pessoa fala. Ao contrário, as pessoas percebem que os melhores ouvintes são aqueles que frequentemente fazem perguntas que fomentam descobertas e insights. Essas perguntas desafiam suavemente as velhas suposições, mas o fazem de maneira construtiva.
Travis Bradberry literalmente escreveu o livro sobre inteligência emocional: trata-se de “Inteligência Emocional 2.
A escuta ativa é uma habilidade que pode ser adquirida e desenvolvida com a prática e significa – como o próprio nome sugere – concentrar-se totalmente no que está sendo dito, em vez de apenas ouvir passivamente a mensagem de quem está falando.
É estar atento ao que o interlocutor fala, até mesmo com o corpo, para que assim seja possível entender o que ele quer dizer com profundidade. Diante disso, o que você deve fazer é ouvir na essência para manter o foco, já que a escuta ativa diz respeito a interpretar a linguagem verbal e não verbal do interlocutor.
Dicas para uma boa Comunicação
Aprendendo a ouvir mais
Segundo Izaela, em uma conversa é preciso e tomar consciência do que se fala, saber ouvir as outras pessoas, ter foco na conversa, cuidado para não se expor demais e saber o que efetivamente é importante ser dito.