As lâmpadas de filamento de carbono são modelos voltados totalmente para decoração. Com elas, você não precisa nem do uso de uma luminária para dar um toque especial, pois a graça está na própria lâmpada e seus filamentos de vários formatos diferentes, que ficam visíveis dentro do bulbo de vidro.
40w
Se o nome parece estranho, uma breve explicação: neste tipo de lâmpada, o filamento forma uma espécie de desenho dentro do bulbo de vidro, com uma luz de menor intensidade. ... Têm um ar retrô e uma luz mais discreta, suave, meio alaranjada. Dão um ar aconchegante e podem ser usadas em vários tipos de ambiente.
A lâmpada de filamento de LED é uma boa opção para quem quer gastar pouca energia elétrica, mas não quer abrir mão de um design diferenciado e de criar um ambiente mais aconchegante. Enquanto a lâmpada de filamento de carbono consome em média 40 Watts, a lâmpada de filamento de LED consome 2 Watts.
Descubra as melhores marcas de lâmpadas de LED
Para medir essa temperatura, é utilizada a escala Kelvin, em que são apresentados diferentes comprimentos de onda de luz. O extremo inferior dessa escala corresponde à luz quente, intensa, de cor vermelho-alaranjado. Já o extremo oposto, corresponde à luz fria, de tons neutros e azulados.
Lâmpadas fluorescentes As fluorescentes de iluminação branco quente são indicadas para zonas de descanso, como salas. Já as de branco frio são adequadas para zonas de atividade, como cozinha e lavanderia. Evite em locais como corredores e halls de entrada, pois o acendimento e o apagar contínuo reduzem a durabilidade.
Luz branca: proporciona uma situação de atenção, de foco, melhor visibilidade, deixa o ambiente sempre mais em alerta. Indicada para cozinha e áreas de escritório. Luz amarela: com um toque dourado, traz um aconchego, como se fosse um descanço para os olhos. Indicada para quarto e sala de casa.
“A melhor maneira de escolher uma lâmpada é conhecer o ambiente que vai ser iluminado e seus objetos. E, a partir daí, especificar a temperatura de cor, o IRC, a vida útil, o fluxo luminoso e a potência”, explica Rubens Rosado G.
luz branca
Método simples para calcular a quantidade de lâmpadas Exemplo: Segundo a tabela, uma sala precisa de 100 a 200 lúmens por metro quadrado de luz geral. Então em uma sala de jantar de 5 metros por 4 metros, isto é, com 20m² de área, serão necessários de 2000 (100 x 20) a 4000 (200 x 20) lúmens.
Existe uma iluminância mínima indicada para os ambientes mais utilizados da casa. Por exemplo: para uma sala de estar, a quantidade mínima de lux deve ser de 150 (geral) a 500 (local: leitura, escrita etc.); já na cozinha, essa variação vai de 150 (geral) a 300 (local: pia, mesa, fogão etc.).
A FÓRMULA PARA ILUMINAÇÃO Então se você tem um cômodo de 5 metros de largura x 4 metros de comprimento, em uma sala ampla, por exemplo, multiplique por 3,2 e o resultado será 64 watts (em iluminação LED) , que é o a potência necessária aproximada para iluminar adequadamente a sua sala.