Um bom atacante deve dominar golpes variados para maior eficiência no fundamento. Para melhor entendimento, vamos fracionar sua execução em seis fases: Fase 1 : Deslocamento ou passadas:Quantidade de passos que serão dados até o local do salto. Fase 2 : Preparação ou ajuste: É o último contato do corpo com o solo.
É o fundamento com maior riqueza de movimentos dentro do voleibol. Requer uma combinação de movimentos extremamente complexa para a sua execução. Pode ser feito através de bolas com altura variada; diferentes velocidades e distância da rede.
treinamento. "A recepção é uma ação de defesa em que, dentro de um dispositivo próprio, o jogador tentará receber o saque adversário efetuando um passe para o levantador. ( ... ) erros resultam em pontos para o adversário".
Um exemplo é o levantador: como ele é o responsável pelo segundo toque, não deve fazer a recepção. Por isso, ele fica atrás da linha de defesa (quando está no fundo) ou próximo à rede (quando está na frente), para que a bola não venha na sua direção.
levantador
Quem estiver na posição 3 deve ficar entre o 4 e o 2, além de estar à frente do 6. O jogador da posição 4 se posicionará à frente do 5 e à esquerda do 3. O jogador da 5 deverá estar à esquerda do 6 e atrás do 4. Finalmente, o atleta da 6 se posicionará entre o 1 e o 5, além de estar atrás do 3 (BOJIKIAN, 2003).
TOQUES DA EQUIPE: cada equipe tem o direito de tocar, no máximo, 3 vezes na bola (além do toque de bloqueio) para retorná-la à equipe adversária. Caso haja um número maior de toques, a equipe comete uma falta de “quatro toques”.
os da defesa ,das laterais,os atacantes, os da direita ou os dos fundo
Defensivo: Quando o objetivo é fazer com que a bola toque no bloqueador e o jogo tenha prosseguimento. Normalmente é realizado quando o bloqueador tem um alcance menor do que o atacante....bloqueio pode ser feito por:
Bloqueio da defesa, duplo e triplo bloqueio do ataque, duplo e triplo bloqueio simples, duplo e triplo bloqueio duplo, do levantador e triplo.