Ginástica não competitiva é aquela praticada em academias que não precisa ganhar de ninguém (não precisa de competição), praticadas apenas para ficar em forma e saudável.
Tipos de ginástica laboral
A ginástica muitas vezes é procurada para quem quer melhorar o corpo, emagrecer ou até mesmo fortalecer os músculos e também melhorar o aperfeiçoamento mental em forma de relaxar a mente.
As principais causas para esses desvios variam desde genéticas como posturais ou podem ser de causas idiopáticas (de origem desconhecida). Tendo em vista que a maioria das causas de desvios posturais atualmente é devido aos maus hábitos posturais ou de causa idiopática.
Ginástica corretiva - Tem por objetivo alongar os músculos responsáveis pelas alterações de postura e o desconforto decorrente destes desvios. ... Esta ginástica normalmente são aplicadas durante a jornada de trabalho.
Pehr Henrik
A Ginástica Artística (GA) é considerada uma das modalidades esportivas básica, por proporcionar muitas possibilidades de movimentos, aprimorando as capacidades e habilidades motoras do praticante. O pleno domínio do corpo a segurança e a elegância postural são as características fundamentais desta modalidade.
GINÁSTICA FORMATIVA A ginástica formativa é aquela que auxilia o desenvolvimento corporal. Propõe movimentos que desenvolvem a elasticidade, a força, a velocidade, a resistência e a coordenação.
Ginástica de compensação: objetiva a prevenção de adaptações e compensações posturais. São realizados exercícios simétricos e alongamentos por até dez minutos. Ginástica terapêutica: objetiva o tratamento de distúrbios, patologias e alterações posturais, conforme as principais queixas.
A ginástica de manutenção é indicada para pessoas que desejam manter sua forma e suas funções. Ginástica aeróbica é uma forma de atividade física global, com movimentos rítmicos coordenados. Pela intensidade aplicada,faz uma exigência elevada da capacidade cardio-respiratória e vascular.
além de desenvolver capacidades como força, flexibilidade e controle corporal, a Ginástica pode contribuir para a aquisição de outras habilidades esportivas, como o giro de pivô do basquetebol e o salto com vara no atletismo.
Completa ainda que, a ginástica ajuda no desenvolvimento das habilidades fundamentais de estabilidade, locomoção e manipulação, sendo a última mais evidente na Ginástica Rítmica (GR), além de estimular a resistência, força, flexibilidade, agilidade, coordenação, consciência corporal e espacial.
A ginástica artística, também conhecida no Brasil por ginástica olímpica, é uma modalidade de ginástica onde os atletas realizam um conjunto de exercícios em aparelhos oficiais. Movimentos estes que revelam força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.
Quem pratica a ginástica artística são chamados de ginastas. ... Embora inicialmente ela era praticada somente por homens, hoje essa modalidade está presente em ambas categorias (masculina e feminina).