Para tratar a doença gota, chamada cientificamente de Artrite Gotosa, recomenda-se a ingestão de medicamentos que atuam sobre o ácido úrico, como a Colchicina, o Alopurinol ou a Probenecida, que diminuem o ácido úrico no organismo, o acúmulo de uratos nas articulações, assim como a previne o surgimento de crises.
O tratamento da gota basicamente divide-se em duas etapas: manejo da crise aguda e terapia de longo prazo. O tratamento para as crises de gota envolve remédios anti-inflamatórios que devem ser recomendados pelo médico, como Ibuprofeno ou Naproxeno, por exemplo, para aliviar a dor e a inflamação da articulação.
Pode sim! O gelo tem efeito analgésico e anti-inflamatório. Sendo assim ajuda a retirar da crise de gota.
Em geral as crises duram até 5 dias, mas podem se estender em casos especiais em que o ácido úrico persiste elevado por muitos meses ou quando há uso irregular do ALOPURINOL ( a cada oscilação dos níveis de ácido úrico quando se utiliza o alopurinol de maneira descontínua podem se somar novas crises).
A crise aguda de gota pode ser controlada com o uso de colchicina, antiinflamatórios ou a associação de ambos com alívio em geral após 2 horas da dose inicial. Essas medicações devem ser usadas sempre sob prescrição médica e com cautela em pacientes com insuficiência renal, hipertensão, ulceração péptica ou gastrite.
Arroz e feijão por si só não costumam ser um problema para pacientes com gota, ao contrário de alimentos como carne vermelha, bebidas alcoolicas (principalmente destilados e cervejas), embutidos, certos tipos de frutos do mar, por exemplo.
Os alimentos que devem ser evitados são principalmente aqueles com alto índice glicêmico, como pães, açúcar e farinhas, pois aumentam a glicemia e a liberação de insulina no sangue, hormônio que aumenta o acúmulo de ácido úrico no organismo.