Gastrite crônica antral, na qual a parte final do estômago é atingida e geralmente acontece por infecção da bactéria Helycobacter pylori - veja como se pega e como tratar a infecção por H.
A gastrite cronica inespecífica é uma inflamação da mucosa do estômago , e na ausência do Helicobacter pylori o AINE é uma causa provável .
A cura da gastrite também pode ser alcançada de forma natural por meio do uso da espinheira santa (Maytenus ilicifolia), que é uma planta medicinal que possui ação antioxidante e protetora celular, sendo capaz de diminuir a acidez do estômago, protegendo a mucosa gástrica, além de ser capaz de eliminar a bactéria H.
Chá de camomila A camomila é um calmante natural que ajuda no tratamento de problemas no estômago, a controlar a má digestão e a tratar as úlceras no estômago. Para ajudar a tratar o refluxo, é recomendado tomar 2 a 3 xícaras de chá por dia.
Na verdade algumas pessoas são mais sensíveis ao alho que outras, pode exarcebar os sintomas da gastrite, na fase aguda não recomendo tomar, mas depois que estiver melhor pode tentar reintroduzir.
Cuidados especiais. O cravo-da-índia está contraindicado na gravidez, amamentação e por crianças com menos de 6 anos, já que não existem estudos de seus efeitos nesses grupos. Também não é recomendado em caso de gastrite ou úlcera.
A camomila possui propriedades calmantes que ajudam a acalmar as paredes do estômago diminuindo os sintomas da gastrite e a acalmar o sistema nervoso para lidar com as emoções e o estresse. Ferver os ingredientes por aproximadamente 5 minutos, deixar esfriar, coar e beber várias vezes ao dia, morno ou gelado.
“Pode causar diarreia, vômito, mal estar, batedeira, insônia, irritabilidade“, enumera o nutrólogo Edson Credidio. “Quando você pega o chá, tira a água e põe em cápsula, ele passa a ser outro produto”, fala o pesquisador João Ernesto.