substantivo masculino Aquele que lê para si mesmo; que tem o hábito ou o gosto de ler: é um leitor incansável. Aquele que lê o que outros escrevem: um romancista que agrada a seus leitores. Aquele que lê em voz alta diante dos outros.
São considerados leitores, segundo um critério internacional, pessoas que leram pelo menos um livro nos últimos três meses. E apesar de o número de leitores ter diminuído em relação à última pesquisa, os resultados registram que 49% dos atuais leitores afirmam estar lendo mais do que leram no passado.
No Brasil, existem cerca de 100 milhões de leitores, que compõem 52% da população.
Apenas 52% dos brasileiros têm o hábito de ler e 3 em cada 10 pessoas no país declaram ter dificuldades para compreender livros. Os dados são da 5ª edição da pesquisa 'Retratos da Leitura no Brasil', produzida pelo Instituto Pró-Livro e pelo Itaú Cultural.
O hábito da leitura está presente na vida de 56% da população brasileira, segundo pesquisa do Instituto Pró-Livro (IPL). Para ser considerado um leitor, a metodologia do estudo considerou o indivíduo que leu, ao menos, um livro a cada três meses.
No AR em 07/01/2020 - 20:00 Hoje é o Dia do Leitor. Mas o índice de leitura aqui no país ainda é baixo. O brasileiro lê, em média, dois livros por ano e 30% da população nunca comprou um livro. A boa notícia é que o hábito de leitura vem sendo resgatado.
O brasileiro lê, em média, cinco livros por ano, sendo aproximadamente 2,4 livros lidos apenas em parte e, 2,5, inteiros. A Bíblia é apontada como o tipo de livro mais lido pelos entrevistados e também como o mais marcante.
Apenas pouco mais da metade dos brasileiros tem hábitos de leitura: 52% (ou 100,1 milhões de pessoas). O resultado é 4% menor do que o registrado em 2015, quando a porcentagem de leitores no país era de 56%. A média de livros inteiros lidos em um ano se manteve estável: 4,2 livros por pessoa.
Vou explicar o porquê e como vocês podem adquirir o importante hábito da leitura. Mas afinal, quantos livros devemos ler por ano? Já adianto: devemos ler 18 livros por ano, no mínimo!
Franceses leem 21 livros por ano, cinco vezes mais que brasileiros.