Uma maneira natural maravilhosa de abaixar o pH do seu aquário com segurança é adicionar um pouco de musgo de turfa. A única desvantagem é que pode deixar a sua água mais turva e mudar a coloração do aquário. No entanto, você pode pré-tratá-lo em um balde separado por alguns dias antes de colocá-lo em seu tanque.
Como corrigir o pH da piscina?
Solução: Certifique-se que o aquário está com a quantidade de peixes adequada, cetifique-se também se a ração que usa é de boa qualidade e que a filtragem é adequada para o seu aquário. Reduza a quantidade de alimentação e faça troca parciais a cada 3 ou 4 dias, com uma boa sifonagem do fundo até estabilizar o Ph.
O que pode estar acontecendo: aquários com água turva ou esbranquiçada sugerem crescimento bacteriano causado por altos níveis de matéria orgânica ou por um leve desequilíbrio no filtro biológico, enquanto a coloração esverdeada pode significar proliferação de algas e a amarelada é resultado da decomposição da matéria ...
Ferva a água separada em uma quantidade que você consiga jogar no balde e cobrir o tronco. Adicione também uma boa quantidade de sal grosso na água do balde e mexa bastante. O sal ajuda no processo de afundar o tronco.
Tratamento com cloro ativado
Os conselhos que posso deixar aqui sobre troncos para aquário são básicos, mas úteis: a) De preferência, utilize troncos que já estejam há tempo dentro d´água. Os melhores troncos são provenientes de rios, açudes, mangues, estuários de rios, ou mesmo de mar, caso possível. Estes já estarão “quase prontos”.
Para isso, é preciso deixar o tronco secando bastante, seja no sol ou na sombra. Depois, remova ferpas e eventuais rebarbas com uma lixa bem grossa. Feito isso, hora de proteger a madeira! Essa proteção pode ser feita através de Verniz e de Stain.
É uma boa precaução fervê-las durante 15 minutos ou deixá-las de molho 48 horas em uma solução de 1 litro de água sanitária por 10 litros de água, para desinfetá-las. Depois disso lave-as bem em água corrente, então deixe de molho em água limpa por mais uma semana.
Com bastante cuidado, vire a água do aquário em uma peneira. Agite-a sob água corrente em temperatura ambiente para soltar e eliminar os reíduos das pedrinhas. Faça isso até a água sair da peneira completamente limpa. Coloque as pedras de volta no aquário.
Nunca, em nenhuma circunstância coloque as conchas em um aquário de água doce. Na água salgada elas endureceram com os níveis de pH. ... No mínimo, elas irão aumentar o pH a um nível elevado, tornando-o apenas adequado para aquários de água salgada.
O cascalho deve ter pelo menos cinco centímetros de profundidade para que possa ancorar plantas vivas e artificiais. Busque sempre inclinar o substrato de frente para trás, auxiliando na perspectiva, ao mesmo tempo que incentiva a acumulação de detritos na parte frontal e rasa para fácil remoção.
Para um aquário normal, necessitará aproximadamente 1 quilo de cascalho por cada 5 litros de água, ou 1 quilo de cascalho para cobrir aproximadamente 100 cm 2 de área.
A grande vantagem do cascalho é que ele não afeta os parâmetros da água de nenhuma forma: não aumenta nem diminui o pH, nem afeta a dinâmica do ecossistema de maneira alguma. Por outro lado, se você tiver um bom filtro, a areia é a melhor opção para manter o seu aquário em excelentes condições.
Caso o aquário tenha plantas, um volume maior de substrato pode ser utilizado. Para que o layout do seu aquário fique harmonioso, é recomendado que o substrato seja disposto em uma camada menor na parte frontal e maior na parte posterior.
Algumas das principais opções para substratos inertes são:
Húmus de minhoca tratado,100% orgânico,que se pode comprar nas floristas e é bastante barato. Modo de tratamento: Mete-se o húmus dentro de uma panela e lava-se,eliminando as partículas em suspensão,ovos de minhoca,etc. Ferve-se a quantidade desejada numa panela durante 15 a 20m.
Como fertilizar: Comprar um fertilizante de Nitrogênio (N) de uma marca de sua preferência, seguindo as indicações de uso do produto, ou então arranjar Nitrato de Potássio (KNO3). Dissolver 100gr. em 1,2 L de água destilada. Cada 1ml desta solução aumenta em 0.