Como você interpretaria no poema a expressão “o homem sem estômago”? ... O preço do arroz não cabe no poema. Não cabem no poema o gás a luz o telefone a sonegação do leite da carne do açúcar do pão. O funcionário público não cabe no poema com seu salário de fome sua vida fechada em arquivos.
Traz uma ideia de desemprego. Traz a imagem de uma pessoa em busca de emprego, que se depara com todas as vagas esgotadas.
Ferreira Gullar
02 – Como o poeta se refere aos operários da fábrica? RESPOSTA: Como não cabe no poema o operário que esmerila seu dia de aço e carvão nas oficinas escuras.
O autor, por sua vez, é quem cria o poema. Então, não se esqueça: O eu poético é a voz que fala, que expressa sentimentos dentro do poema; e autor é quem o cria.
O poema trata da dificuldade do eu lírico em encontrar a pessoa amada.
Resposta: Sou fio das mata, cantô da mão grossa, Trabáio na roça, de inverno e de estio.
10) Qual é o assunto do poema? É uma busca desesperada pelas ruas da pessoa amada. ... 13) O poema de Ferreira Gullar apresenta vários recursos da linguagem figurada. Há trechos que apresentam ideias ou palavras de sentidos contrários, chamadas de antíteses.
Resposta:seria as luzes de bares, restaurante, ou tudo que sera comercial.
No poema "O POETA DA ROÇA " de Patativa do Assaré o que mais me chamou atenção foi a VARIEDADE. LINGUISTICA , recriando o modo de falar do homem típico do nordeste do meio rural .
Resposta: Explicação: Ele é lavrador, roceiro, trabalhador rural. O eu poético define a sua pessoa, o seu jeito de ser poeta, com estas expressões: “Sou fio da mata, cantô da mão grossa”, “Sou poeta das brenha”.
c) se trata de um texto literário, porque, no processo criativo da literatura, o trabalho com a linguagem pode aparecer de várias formas: cômica, lúdica, erótica, popular etc.
Ele é lavrador, roceiro, trabalhador rural. 6 - O eu poético define a sua pessoa, o seu jeito de ser poeta, com estas expressões: “Sou fio da mata, cantô da mão grossa”, “Sou poeta das brenha”. Copie no caderno a afirmativa que traduz o que o poeta expressa com esses versos.
Resposta. que vive vagando com sua viola, cantando, bonachão à procura de amor.
6- O eu poético define a sua pessoa, o seu jeito de ser , com estas expressões: “Sou fio das mata, cantô das mão grossa”, “Sou poeta das brenha”.
Profissão é um trabalho ou atividade especializada dentro da sociedade, geralmente exercida por um profissional. Algumas atividades requerem estudos de um dado conhecimento, como as profissões de médico, advogado, engenheiro, biólogo, ou arquiteto, por exemplo.
04 – Que artigos de primeira necessidade aparecem na primeira estrofe? Os itens: feijão, arroz, gás, luz, telefone, leite, carne, açúcar e pão.
a) Pouco antes do golpe militar de 1964, Gullar rompeu com a poesia concreta e, retomando o verso discursivo, passou a abordar temas de interesse social, como a Guerra Fria, a corrida atômica, o neocapitalismo, o Terceiro Mundo.
10) Qual é o assunto do poema? É uma busca desesperada pelas ruas da pessoa amada.
Resposta. Resposta: O poema em questão descreve uma paixão platônica, no qual o eu lírico se vê perdido e desesperançoso, já que sua amada parece ser alguém inatingível.