Resposta. As tabelas utilizadas para crianças e adolescentes (10 a 19 anos) para a classificação e avaliação dos dados obtidos pelo IMC, são as anexas. O índice de massa corporal (IMC) é um número calculado a partir do peso e da altura de uma criança.
O método para a avaliação do estado nutricional é realizado por meio da avaliação nutricional, que utiliza técnicas apropriadas de antropometria, anamnese alimentar, história clínica, parâmetros bioquímicos e dados psicossociais.
Para uma avaliação nutricional infantil e do adolescente completa se faz necessário a obtenção de outros dados, como exames bioquímicos, exame físico, anamnese pessoal e familiar, e avaliação da ingestão alimentar.
Uma tabela é um arranjo sistemático de dados numéricos dispostos de forma (colunas e linhas) para fins de comparação. A apresentação em formas de tabela deve expor os dados de modo fácil e que deixe a leitura mais rápida. * Principais normas para elaboração de tabelas (ABNT e IBGE):
São classificadas em histórica, geográfica e específica.
A fonte indica a entidade responsável pelo fornecimento dos dados ou a referência ao documento de onde foram extraídos. Deve ser posicionada no rodapé da tabela.
Como referenciar tabelas nas normas ABNT Traduzindo, o título deve ser centralizado na parte superior, composto pela palavra “tabela” seguida do número de ordem, um “―” travessão, finalizando com sua descrição. Caso a tabela tenha sido retirada de algum local, a fonte deve ser citada no canto inferior esquerdo.
Adaptações. Qualquer alteração ou adaptação feita a uma figura ou tabela deve igualmente ser indicada na referência, com a nota “Adaptado de”.
Se a figura/tabela foi emprestada ou adaptada de outra obra, quando permitido, referenciar diretamente no título da figura, entre parênteses, ou referenciar no texto que cita a figura.