Geralmente, a gastrite e as erosões são causadas por alteração no equilíbrio entre os fatores protetores da mucosa gástrica e o ácido do suco gástrico.
O tratamento da gastrite consiste na eliminação das suas causas e no uso de medicamentos sob orientação médica. Alguns exemplos de remédios para gastrite são Omeprazol, Ranitidina e Cimetidina, mas a alimentação adequada é muito importante para o sucesso do tratamento.
É uma gastrite de leve do antro uma inflamação discreta da mucosa do estômago, que acomete apenas o antro, região localizada próxima ao piloro, a válvula que liga o estômago à primeira porção do intestino delgado, o duodeno.
Alguns dos medicamentos mais usados para o tratamento de gastrite são:
Nas gastrites agudas causadas por álcool ou medicamentos e nas gastrites causadas pela bactéria HP, tratamentos de uma a duas semanas são habitualmente suficientes. Pacientes mais sintomáticos, no entanto, podem ter a necessidade de tratamentos mais longos, com cerca de um a dois meses.
Alimentos que deve consumir: - Vegetais em geral (folhosos, hortaliças, legumes bem cozidos, frutas não muito ácidas); - Arroz, pão torrado, biscoito e macarrão integrais; - Caldo de leguminosas (feijão);
Você pode comer de tudo, com moderação, mas lembre-se que há tratamento apropriado para a sua gastrite.
Alimentos permitidos Os produtos lácteos e seus derivados devem ser desnatados, sendo recomendado o consumo de queijos brancos, como o ricota e o cottage. Também é possível consumir pão, arroz, banana, macarrão, batata e feijão sem qualquer contraindicação.
O consumo de queijos não atrapalha o tratamento do H. Pylori, que é uma bactéria. Porém, o consumo EXCESSIVO de alimentos lácteos (leite, queijo, iogurte, etc...) pode piorar os sintomas da gastrite.
Biscoitos são boas opções para comer durante a gastrite Mas atenção! Em momentos de maior crise, como no início do tratamento, só estão liberadas os biscoitos tipo “água e sal”.
BOLACHAS DE LEITE, MAISENA OU ÁGUA E SAL Para quem gosta de bolacha, é recomendado consumir biscoitos de água e sal ou maisena ao invés dos recheados, que são muito gordurosos. Assim como as frutas não ácidas, as bolachas são opções para o lanche da tarde.
Seu consumo nunca deve ser utilizado na tentativa de melhorar a dor gástrica, pois haverá uma melhora imediata em resposta à chegada de alimento no estômago, mas o agravamento da gastrite virá logo em seguida. 6. Açúcar e doces, como bolos, biscoitos recheados, sorvete e balas.
Pode comer tapioca. Em relação a tapioca não tem problema, só cuidado com o recheio.