A teoria de Gaia é uma hipótese da Ecologia que estabelece que a Terra é um imenso organismo vivo.
A hipótese Gaia sugere também que os seres vivos são capazes de modificar o ambiente em que vivem, tornando-o mais adequado para sua sobrevivência. Dessa forma, a Terra seria um planeta cuja vida controlaria a manutenção da própria vida através de mecanismos de feedback e de interações diversas.
Gaia, a segunda divindade primordial segundo a mitologia grega, surgiu apenas depois de Caos, representando a Terra. ... Com Urano, que representa os céus, Gaia tem vários filhos. Doze titãs, ciclopes e hecatônquiros.
Na visão de Lovelock, até 2020, secas e outros extremos climáticos serão lugar-comum. Até 2040, o Saara vai invadir a Europa, e Berlim será tão quente quanto Bagdá. Atlanta acabará se transformando em uma selva de trepadeiras kudzu.
Cronos, o mais jovem, assumiu a liderança da luta contra Urano e, usando uma foice oferecida por Gaia, cortou seu pai em vários pedaços.
O planeta Terra é o planeta habitado por nós, seres vivos. Conhecido também como planeta água, é o maior dentre os quatro planetas rochosos que fazem parte do Sistema Solar. O Planeta Terra é um dos planetas que fazem parte do Sistema Solar e é o terceiro planeta mais próximo do Sol.
Compreender o que é a biosfera ajuda-nos a entender a complexidade do planeta quando avaliamos os seres vivos e os locais que eles ocupam na Terra. A biosfera pode ser definida como o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, ou seja, diz respeito às regiões habitadas do nosso planeta.
A “esfera da vida” ou biosfera é constituída por três elementos naturais de extrema importância para a vida na Terra, nesse caso estão a hidrosfera, atmosfera e litosfera.
São apresentadas algumas alterações na biosfera provocadas pela atividade humana, principalmente aque- las que induzem à poluição do ar, à desertificação e à degradação geral do ambiente. ... Emesmo assim, todas as pessoas vivem matando e se alimentando de outros seres vivos.
A biosfera é o lugar onde acontece a vida. ... Para que haja vida no planeta Terra é muito importante que se tenha luz e calor do Sol e água na forma líquida. Esses elementos são fundamentais para a manutenção da vida em nosso planeta, pois todos os seres que aqui vivem necessitam deles.
A partir do surgimento de organismos vivos, além da litosfera (composta pelas rochas e solo), hidrosfera (composta pelas águas) e atmosfera (composta pelo ar), passou a existir também a biosfera, representada pelos seres vivos e pelo local em que vivem.
Existem quatros “esferas” que compõem o nosso planeta. Elas não são esferas propriamente ditas, mas fazem parte da estrutura da Terra, são elas: atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera.
A biosfera tem na sua composição a biota, aglomerado de seres vivos que habitam um determinado ambiente e período. ... O primeiro diz respeito aos organismos vivos como as plantas e os animais, e o segundo aos seres inanimados como água, ar, solo e luz. Esses elementos são encontrados na atmosfera, litosfera e hidrosfera.
Na biosfera, encontramos diversos ecossistemas (terrestres, marinhos e dulcícolas) e para facilitar o estudo deles é que muitos autores dividiram-na nos chamados biociclos, que são três: epinociclo, talassociclo e limnociclo.
Partes da esfera Além de todas as propriedades citadas acima, a esfera é composta pela calota, fuso e cunha. Calota – região esférica cortada pelo plano perpendicular ao eixo de rotação. Quando esse plano passa pelo centro da esfera, a altura da calota é igual ao raio da esfera.
AS QUATRO ESFERAS DA TERRA Existem quatros “esferas” que compõem o nosso planeta. Elas não são esferas propriamente ditas, mas fazem parte da estrutura da Terra, são elas: atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera.
A esfera é um sólido geométrico estudado na geometria espacial, sendo classificada como um corpo redondo. ... Além do raio, a esfera possui elementos importantes, como os polos, o equador, o meridiano e os paralelos. Podemos também dividir a esfera em partes como o cunho e o fuso esférico.
Numa esfera, a soma dos ângulos internos de um triângulo não é igual a 180°. Uma esfera não é um espaço euclidiano, mas localmente as leis da geometria euclidiana são boas aproximações. Num pequeno triângulo sobre a face da Terra, a soma dos ângulos internos é muito próximo de 180°.
A esfera possui centro (O) e raio (r), que formam um conjunto de pontos no espaço cuja distância com o centro é menor ou igual ao raio. Ela também possui como característica a simetria, ou seja, se cortada ao meio serão geradas duas partes exatamente iguais.
O bambolê caracteriza uma circunferência, pois não possui um preenchimento; o prato simboliza um círculo, pois todo o seu interior é preenchido; e a bola representa uma esfera, pois, além de tridimensional, é uma forma circular.
4
Trata-se de uma figura geométrica que possui quatro lados iguais e, como consequência, seus lados opostos são paralelos. Um losango é um polígono que possui quatro lados congruentes. Sendo assim, o losango é formado por segmentos de reta, chamados de lados do polígono, que se encontram apenas pelas extremidades.
Quadrados Quadrado