O Ostracismo foi um tipo de punição existente em Atenas, no século V a.C, na qual, o cidadão, geralmente um político, que atentasse contra a liberdade pública, era votado pelos outros cidadãos para ser banido ou exilado, por um período de dez anos.
Laconismo é um modo breve ou conciso de falar ou de escrever. Foi uma das principais características da sociedade espartana, na região da Lacônia, de onde deriva o termo. Lacônico significa breve, conciso, de poucas palavras.
Significado de Ostracismo [Por Extensão] Ação de excluir alguém, geralmente, de um ofício, cargo, grupo ou local; afastamento ou expulsão. Ato de proscrever e a ação desse ato; banimento, desterro ou expulsão. Etimologia (origem da palavra ostracismo).
Em linhas gerais, o ostracismo condenava o acusado à perda de seus direitos políticos e ao exílio durante dez anos, sem a perda de suas propriedades. O termo ostracismo foi inspirado no processo que conduzia alguém a esse tipo de punição política.
19 sinônimos de ostracismo para 3 sentidos da palavra ostracismo: Desterro: 1 desterro, banimento, exílio, exclusão, expatriação, expulsão, extrusão, proscrição.
O ostracismo é uma forma de castigo social. Aparece devido aos preconceitos, à discriminação racial ou sexual, às crenças ou aos valores pessoais. No entanto, também podemos sofrer o ostracismo e a exclusão social no entorno profissional ou em nossas relações amorosas.
Óstraco ou óstracon (em grego: όστρακον, ostrakon, plural όστρακα, ostraka) é um fragmento de cerâmica (ou pedra), normalmente quebrado de um vaso. ... Na Grécia Antiga, em Atenas o fragmento de cerâmica era usado para votar se uma pessoa deveria ser punida com o ostracismo.
Na Grécia antiga, quando foi proposto que uma pessoa devesse ser enviada para o exílio, a votação foi feita e o método de registrar o voto envolvido era colocar o nome em um pedaço de cerâmica chamado ostrakon quebrado; o voto era ostrakizein, dando-nos ostracismo em Inglês.
Kleisthénês; Atenas, 565 a.C. — Atenas, 492 a.C.) foi um político grego antigo, que levou adiante a obra de Sólon e, como este último, é considerado um dos pais da democracia. Embora fosse um membro da aristocracia ateniense, além de liderar uma revolta popular, reformou a constituição da antiga Atenas em 508 a.C.
Porque a democracia ateniense era formada com a participação de cidadãos atenienses (adultos, filhos de pai e mãe ateniense) que correspondiam a uma minoria, pois eram excluídos os metecos (estrangeiros), escravos e mulheres.
Especialmente os georgóis consistem em uma camada de pequenos proprietários, pobres, que muitas vezes transformavam-se em escravos em decorrência de dívidas. Além deles, existiam os eupátridas, demiurgos, thetas, metecos e escravos.