Os meios de cultura são classificados de acordo com seu estado físico, podendo ser sólido, quando possui agentes solidificantes como o ágar; semissólido, quando a consistência de ágar e/ou gelatina é intermediária, ou líquido, quando não possui solidificantes, caracterizando-se como caldo.
Quais são os tipo de Meios de cultura?
Meio de Cultura Seletivo Ele contém inibidores, geralmente antibióticos, que tornam inviável o crescimento de certos microrganismos, sem inibir o crescimento do microrganismo alvo. Por exemplo, o Ágar MacConkey inibe o crescimento de bactérias gram-positivas, selecionando assim as bactérias gram-negativas.
- Meio não seletivo e diferencial que permite o crescimento de bactérias Gram-positivas e Gram- negativas, além de permitir a visualização de hemólise.
As características fundamentais dos meios de cultura são: isotonia – concentração de cloreto de sódio idêntica à fisiológica –, esterilidade e concentração de carbono, nitrogênio e sais minerais. Estas substâncias podem ser divididas de acordo com sua composição, utilização e seu estado físico.
Os meios sólidos são preparados adicionando-se ágar ao meio líquido e posterior colocação em tubos de ensaio ou placas de Petri, onde o meio se solidifica.
Entre os principais componentes de um meio de cultura estão as fontes de carbono e energia (como os açúcares), as fontes de nitrogênio, fósforo e sais minerais.
Os elementos mais importantes são: o carbono, o hidrogénio, o azoto, o oxigénio e o fósforo. Necessitam também de quantidades menores de ferro, magnésio, potássio e cálcio e de outros elementos em quantidades mínimas.
Mesófilos é um termo utilizado para fazer referência a micro-organismos que possuem temperatura ótima de crescimento ao redor de 30-35 °C; já aeróbios significa que o micro-organismo pode se desenvolver na presença de oxigênio, sendo ele aeróbio estrito ou facultativo, anaeróbio aerotolerante e/ou microaerófilo.
Caso as placas das alíquotas de 0,3 ml apresentem mais de 300 colônias cada uma, conta-se as colônias da placa contendo a alíquota de 0,1 ml e multiplica-se por 100 ou 102. Exemplo 120 colônias multiplicadas por 100 é igual a 12000UFC ou 1,2 X 104 UFC de Staphylococcus aureus por grama ou mililitro da amostra.
Amostras com crescimento de microrganismos cuja contagem de colônias foi igual ou superior a 100.
A cultura de urina com contagem de colônias é um exame que permite identificar a presença de bactérias nos rins e na bexiga e quantificar o número de colônias formadas por determinada bactéria. Além de identificar, os antibióticos são capazes de impedir o crescimento de mais colônias, também chamado de antibiograma.
O que é inoculação de microrganismos e o que é um inoculante? A inoculação de microrganismos nada mais é que adicionar microrganismos benéficos às plantas. Esses microrganismos trazem algumas vantagens às culturas como: aumento do crescimento, melhor desenvolvimento e melhora na absorção de nutrientes.
Em que consiste o processo de inoculação? Inoculação é o processo por meio do qual bactérias fixadoras de nitrogênio, selecionadas pela pesquisa, são adicionadas às sementes das plantas antes da semeadura. A inoculação é feita com um produto chamado de inoculante ou biofertilizante.