O escore de Apgar, também chamado de índice de Apgar ou escala de Apgar, é um dos métodos mais utilizados para a avaliação imediata do recém-nascido (RN), principalmente, no primeiro e no quinto minutos de vida.
Em condições ideais, a nota Apgar deve ser entre 8 e 10, o que representa bebês saudáveis e que não passaram por asfixia. Caso o resultado seja entre 6 e 7, significa que o recém-nascido passou por asfixia leve; entre 3 e 5, uma asfixia moderada; e, de 0 a 3, é considerado grave.
A fre- qüência cardíaca é o sinal mais importante; quando o RN é oxigenado e há um aumento da mesma, isto constitui um sinal de melhora no estado geral. Fre- qüência acima de 100, recebe a nota 2; de 1 a 100, nota 1; nota zero é atribuída quando não houver batimentos cardíacos.
O índice de Apgar ou escala de Apgar é um teste realizado pelos pediatras duas vezes no bebê recém-nascido: uma no primeiro minuto de vida e outra no quinto, servindo como uma avaliação da vitalidade da criança. Desenvolvido nos anos 1950, nos Estados Unidos, pela Dra.
MÉTODO DE CAPURRO A avaliação da idade gestacional em semanas, é feita com a soma do total de pontos obtidos mais 204 e o resultado dividido por 7.
O escore de Capurro é utilizado para determinar a IG quando as mães desconhecem a data da última menstruação (DUM) e não realizaram a ultrassonografia gestacional precoce (até 14 semanas). Os métodos citados acima (DUM e USG transvaginal precoce) possuem uma precisão maior, sendo preferíveis para essa análise.
Capurro: veja a idade gestacional de recém nascidos! A avaliação da idade gestacional (IG) de forma precisa é de fundamental importância, principalmente na obstetrícia e na neonatologia. Um método utilizado para fazer esta avaliação é o Método de Capurro, que foi desenvolvido por volta do início da década de 1980.
Sim, caso a mulher não saiba a data da última menstruação ou tenha ciclos irregulares, calcula-se o tempo de gravidez pela ultrassonografia (USG). A forma de conta é a mesma, soma-se a quantidade de dias que se passaram da data da ultrassonografia até hoje (dia em que se quer a idade gestacional) e divide-se por 7.
A IG (Idade Gestacional) sempre é calculada em semanas. Tendo o conhecimento da DUM (Data da Última Menstruação), o próprio casal pode calculá-la. Para isso, basta contar de sete em sete dias, partindo do dia seguinte à própria DUM.
Uma gravidez normal leva em média cerca de 280 dias em seres humanos. Para saber quanto isso dá em meses devemos considerar que um mês tem cerca de 30 dias, o que nos dá um resultado de cerca de 9 meses.
Para calcular a idade gestacional basta verificar quantos dias que se passaram desde a última menstruação e dividir por 7. O resultado é o número de semanas da gravidez e o resto da divisão é o número de dias passados na última semana.
Tal conduta é ideal para compreender o desenvolvimento do bebê, que tem marcos importantes a cada semana....
A regra de Naegele é uma forma padronizada de calcular a data provável de parto (DPP) de uma gestante. Ela funciona subtraindo-se três meses e adicionando sete dias à data da última menstruação (DUM).
Verificado por especialistas
Simplificando seria 5 mg em 1000 mg ou em notação matemática: 5/1000 mg/mg. Para transformar em porcentagem você precisa ter essa relação divida por 100. Como a relação está dividida por 1000 temos que dividir o numerador e o denominador por 10, para que 1000 vire 100. Logo temos: 0,5/100 mg/mg.
Porcentagens úteis Dê uma olhada: Para calcular 10% de um valor, é necessário dividir seu total por 10, porque 10% = 10/100. Neste caso, para descobrir quanto é 10% de 200, basta dividir o total. Por isso, 200/10 = 20.
Para saber o percentual de um valor basta multiplicar a razão centesimal correspondente à porcentagem pela quantidade total. Se preferir, você pode fazer o cálculo de porcentagem da seguinte forma: 1º passo: multiplicar o percentual pelo valor. 2º passo: dividir o resultado anterior por 100.
Descobriríamos quanto é 1% de 200 e depois dividiríamos 50 por esse número. Ou seja… 50 dividido por 1% de 200. Isso é igual a 50 dividido por 2.
2. Para encontrar acréscimos ou descontos, o valor deve ser digitado seguido da tecla + para acréscimo ou – para desconto. Em seguida, digita-se o percentual seguido da tecla %. Novamente, a tecla = não deve ser pressionada.
Para calcular porcentagem de desconto basta você pegar o valor sem desconto (V) do produto e multiplicar pela porcentagem (%). Para obter o valor final com desconto (Vf), pegue o valor sem desconto (V) e subtraia pelo resultado da conta anterior, que é o valor descontado (Vd).
Tome por base o exemplo anterior, proceda assim: