A habilidade de identificar e manipular sons individuais é denominada consciência fonêmica. Ou seja, o falante é capaz de identificar que a diferença entre as palavras faca e vaca está no som inicial que é /f/ em faca e /v/ em vaca, bem como é capaz de identificar e manipular os demais sons dessas palavras.
Resposta. Explicação: Para conseguirem ligar as palavras escritas aos sons e para compreenderem a lógica de um alfabeto, as crianças têm de ter consciência de que as palavras faladas são compostas por sons individuais.
Resposta. A consciência fonêmica é importante, pois é uma habilidade fundamental para o aprendizado da leitura e da escrita. Alunos com boa consciência fonológica provavelmente se tornarão bons leitores, mas alunos com habilidades fonológicas fracas provavelmente se tornarão maus leitores.
Porque a automaticidade na escrita manual prediz a realização em leitura, ao longo do tempo. Porque a escrita manual melhora a representação visual das palavras. Porque a escrita manual melhora a representação fónica.
Qual destes é um exemplo de uma intervenção eficaz na decodificação de palavras? Ensino explícito de estratégias de compreensão, como por exemplo, utilização de organizadores gráficos. Ensino explícito e sistemático de correspondências letras-sons e de sons relativos a padrões de letras usuais.
A decodificação é o processo no qual o leitor transforma as retas e curvas que compõem as letras em sons oralizados ou numa imagem mental do som. Essa operação seria simples se cada letra fosse pronunciada sempre da mesma forma.