Quilômetro (km) -> hectômetro (hm) -> decâmetro (dam) -> metro (m) -> decímetro (dm) -> centímetro (cm)-> milímetro (mm). Deste modo, para converter algum valor da esquerda para a direita, devemos multiplicar por 10 a cada “pulo” de casa. Exemplificando, 10 km são 100 hm, 1000 dam e assim sucessivamente.
A grandeza superfície tem como unidade base o metro quadrado (m²). A unidade fundamental para medir a superfície é denominada metro quadrado (m²). Essa unidade corresponde à medida da superfície de um quadrado que possui 1 metro de lado. A área da superfície é de 1 m².
A superfície de uma figura geométrica plana é o conjunto de pontos que formam essa figura e área é a propriedade comum às superfícies equivalentes entre si.
As unidades de medidas mais utilizadas são metro, centímetro, Km, Litro, gramas, Kg. Usamos o metro, por exemplo, para dizermos o tamanho de um prédio, enquanto a altura é usada para nos referirmos ao tamanho do lápis que foi perdido. O quilômetro é usado em grandes distâncias, como de um lugar ao outro.
Essa grandeza possui subdivisões, que são os múltiplos e os submúltiplos. Recorde-se de que os múltiplos do metro quadrado são: quilômetro quadrado (km2), hectômetro quadrado (hm2) e decâmetro quadrado (dam2). Já os submúltiplos são o decímetro quadrado (dm2), centímetro quadrado (cm2) e o milímetro quadrado (mm2).
Um hectare, representado pelo símbolo ha, é uma unidade de medida de área equivalente a 100 ares ou a 10 000 metros quadrados. ... 1 hm² 0,01 km²
Os primeiros sistemas de medição conhecidos historicamente foram criados pelos habitantes do subcontinente indiano chamado de Vale do Indo, durante o período de 3000 a.C. até 1500 a.C. Esses sistemas foram padronizados em unidades de pesos e medidas, que eram avaliadas através de aparelhos, como a calibração, ...
As maneiras como mediam as grandezas eram bastante simples: usavam partes do próprio corpo, como o comprimento do pé, a largura da mão ou a grossura do dedo, o palmo e a passada. Utilizavam ainda uma vara ou um bastão.