Dentre elas, temos o Ciclo PDCA – ou ciclo de Deming ou ciclo de Stewart. O objetivo principal do PDCA é oferecer uma melhoria contínua em qualquer processo a que seja aplicado. Essa é uma ferramenta relativamente simples mas, se bem aplicada, pode trazer melhorias importantes para o negócio.
Quais as Etapas do PDCA – Passo a Passo
O ciclo PDCA é um método de gestão de projetos que permite melhorar produtos, serviços e processos em apenas quatro passos. Ao planejar, executar, verificar e agir, você aprimora continuamente o seu negócio, reduz custos, acelera rotinas e elimina erros.
PDCA é uma sigla que dá nome a uma ferramenta usada na gestão da qualidade dos processos. Seu foco é a solução de problemas seguindo as quatro fases indicadas pelas letras (Plan, Do, Check e Act = Planejar, Fazer, Verificar e Agir).
O Ciclo PDCA — também chamado de Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart — é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).
SERVE PARA QUÊ? O PDCA é um ciclo de análise e melhoria contínua e pode ser considerado como o método mais geral para se trabalhar com qualidade. ... O ciclo PDCA facilita a tomada de decisões, estabelece a integridade, padroniza as atividades e determina o ideal relacionamento entre os objetivos com as especificações.
Detalhes da etapa 1 do PDCA – PLAN (Planejar) A etapa de planejamento do ciclo PDCA é a mais importante. Com ela é possível definir os problemas a serem solucionados ou os novos objetivos a serem alcançados.
O CICLO PDCA “O Ciclo PDCA é um método gerencial de tomada de decisões para garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização (WERKEMA, 1995)”. Foi desenvolvido na década de 30 pelo americano Shewhart, porém o seu maior divulgador foi Deming.
Continuando, os quatro momentos mais importantes da qualidade até hoje foram:
Check (Checar) Nesse terceiro passo do PDCA, é feita uma verificação quanto ao funcionamento do plano, analisando a eficácia das atividades. Cabe salientar que, para checar, é necessário estabelecer uma forma de avaliação, geralmente, através de indicadores ou KPIs.
Na fase DO, ou Execução, é onde efetivamente se coloca em prática a execução do Plano de Ação criado. Essa é uma das etapas mais importantes do ciclo e deve ser acompanhada de perto. Assim, as ações serão executadas conforme planejado.
RELEMBRANDO OS CONCEITOS DE MASP E PDCA O PDCA é um método de gestão que visa controlar e gerar resultados precisos nas atividades das organizações. Apresenta quatro passos: P (plan – planejar); D (do – fazer); C (check – verificar); A (act – agir). O MASP utiliza o PDCA como ferramenta para a solução de problemas.
As etapas do MASP
O MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) é um processo de melhoria que apresenta 8 etapas, sendo que cada uma delas contribui para a identificação dos problemas e a elaboração de ações corretivas e preventivas para eliminá-los ou minimizá-los.
No terceiro passo (analisar/ analisar), ambos também buscam o mesmo fim: encontrar e analisar as causas dos principais problemas identificados na etapa anterior. Enquanto que a MASP conta com as usuais ferramentas da qualidade, o DMAIC conta com um gigantesco arsenal de ferramentas analíticas.
Saber Profundo são 4 pontos que Deming colocou como fundamentais a qualquer pessoa que deseja melhorar sua organização, são eles: Visão sistêmica. Entender variabilidade. Teoria do conhecimento (aprender a aprender – PDSA)Oct. 25, 2013
Deming