O Congresso de Viena foi uma conferência entre embaixadores das grandes potências europeias que aconteceu na capital austríaca, entre setembro de 1814 e junho de 1815, cuja intenção era a de redesenhar o mapa político do continente europeu após a derrota da França napoleônica na primavera anterior.
Eles tinham quatro objetivos principais: restaurar o equilíbrio de poder europeu, retirar as liberdades que o povo europeu havia conquistado, trazer antigos governantes de volta ao poder e construir uma paz duradoura no continente.
As principais decisões do Congresso foram tomadas pelos representantes desses quatro países....Veja-os:
Os representantes que participaram do congresso foram o príncipe austríaco Klemens Metternich, o diplomata francês Charles Talleyrand, o czar russo Alexandre I, o primeiro-ministro inglês Visconde de Castlereagh e Frederico Guilherme III, da Prússia. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Resposta. Portugal, Prússia, Reino Unido, Rússia e França. O objetivo foi: reorganizar as fronteiras europeias. A primeira medida de impacto para a França foi conceder o governo da França para Luís XVIII, irmão do rei Luís XVI.
Resposta. Resposta: Portugal, Prússia, Reino Unido, Rússia e França. O objetivo foi: reorganizar as fronteiras europeias.
Em fevereiro de 1815, o Congresso de Viena condenou o tráfico de escravos por incompatibilidade com a civilização cristã e europeia. Esta decisão vai impactar diretamente no Reino do Brasil, Portugal e Algarves, pois a mão de obra do Brasil era principalmente escrava.
João 6° governava o reino a partir de uma colônia. Portanto, não estava, formalmente, dentro de seu reino, mas, sim, em uma possessão além-mar de Portugal. Segundo os princípios adotados pelo Congresso de Viena, a Casa de Bragança, que reinava em Portugal antes da invasão napoleônica, seria restaurada.
A invasão de Portugal, por ordem de Napoleão Bonaparte, foi o motivo que levou a corte portuguesa a mudar-se para o Brasil. A transferência da corte portuguesa para o Brasil tem relação direta com os acontecimentos da Revolução Francesa e do período napoleônico.
novembro de 1807
Dessa maneira, a Corte Portuguesa teria melhores condições de governar a colônia e evitar novas insurreições populares. Ao mesmo tempo, a Inglaterra também teria a sua recompensa: acabar com o comércio exclusivo dos portugueses e abrir os portos brasileiros às companhias mercantis inglesas.
Bloqueio continental foi o momento em que Napoleão Bonaparte expediu uma ordem para todos os países da Europa para que nenhum deles fizesse comércio com a Inglaterra, sendo assim um passo para quebrá-la economicamente, o país que não o obedecesse seria invadido pelo exército francês.
O bloqueio continental foi na verdade uma proibição feita por Napoleão I, na qual impedia que todos os países europeus mantivessem uma ligação comercial com a Inglaterra. Com esse acontecimento, a família real portuguesa veio para o Brasil com o objetivo de possuir recursos próprios para si.
Com o objetivo de quebrar a resistência da Inglaterra, Napoleão tentou sufocá-la economicamente proibindo os países europeus de comercializarem com os ingleses, ao decretar, em 1806, o Bloqueio Continental. ...
O Bloqueio Continental foi decretado em 21 de novembro de 1806 para obrigar os países administrados pelo império francês a cortar todos os laços comerciais com a Inglaterra. O autor desse decreto autoritário foi Napoleão Bonaparte, que queria de todas as formas derrubar a hegemonia econômica do império britânico.