EQST

O Que O Diagrama De Ferro-carbono?

O que é o Diagrama de ferro-carbono?

O diagrama de fases Ferro-Carbono é obviamente o diagrama mais estudado entre todas as ligas metálicas presentes na atualidade, fato facilmente explicado já que os aços carbono, além de serem os materiais metálicos mais utilizados pelo homem, apresentam variadas e interessantes transformações no estado sólido.

O que é a temperatura crítica no diagrama de fases ferro-carbono?

Apresenta solubilidade de 0,008%p de C a temperatura ambiente e de no máximo , 0,02%p a 727 ºC, é estável até 912 ºC  AUSTENITA: solução de carbono em FERRO-γ (CFC). Consegue dissolver um teor de C muito mais alto do que a ferrita (até 2,11%p a 1148 ºC).

Para que serve um diagrama de fases?

O diagrama de fases é um gráfico utilizado para indicar as condições de temperatura e pressão necessárias para obter uma substância em um determinado estado físico (sólido, líquido ou gasoso).

Como se chama a Liga fé C ferro carbono )?

- aço-carbono ou «liga Fe-C contendo geralmente 0,006 % até 2,0 % de carbono além de certos elementos residuais resul- tantes dos processos de fabricação»; - aço-liga ou «aço-carbono que contém outros elementos de liga ou apresenta os elementos residuais em teores acima dos que são considerados normais».

O que é ferrita alfa?

A ferrita ou ferrite, ou ferro alfa (α-Fe), é um termo de ciência dos materiais para o ferro puro com estrutura cristalina cúbica de corpo centrado. ... No ferro puro, a ferrita é estável abaixo de 910 °C (1.

Para que serve a Perlita?

A Perlita Expandida é um substrato especial que proporciona uma maior oxigenação e menor retenção de líquidos em seus cultivos, mantendo ótimos níveis de umidade e temperatura, permitindo uma rápida germinação e aumentando a capacidade de aderência das raízes.

O que é a Esferoidita?

Esferoidita: se uma liga de aço com microestrutura bainítica ou perlítica for aquecida e deixada a uma temperatura abaixo do eutetóide por um longo tempo irá se formar essa respectiva microestrutura.

O que é um aço recozido?

O recozimento do aço é um método que consiste no aquecimento do aço acima da zona crítica, durante um certo período de tempo necessário, seguido de processos de resfriamento lento ou mediante o controle da velocidade de resfriamento do forno, tendo como objetivo aprimorar as propriedades do aço a fim de atender aos ...

O que é a cementação?

substantivo feminino Aquecimento de uma peça metálica em contato com um cemento, a fim de conferir a essa peça propriedades particulares. (A cementação do aço pelo carbono permite endurecer a superfície de diferentes peças mecânicas.).

O que é uma estrutura Martensitica?

É uma estrutura monofásica(TCC), tetragonal de corpo centrado e se encontra fora de equilíbrio, resultante de uma transformação sem difusão da austenita. A dureza da martensita depende do teor de carbono e dos elementos de liga do aço, sendo que um maior teor de carbono resultará em uma martensita de maior dureza.

Qual a estrutura da Bainita?

A Bainita é um microconstituinte tipicamente formado nos aços, resultante da decomposição da austenita em um produto de duas fases: ferrita em forma de placas e partículas de carbonetos (geralmente cementita).

Qual é a diferença entre uma fase e um Microconstituinte?

R: Na fase de equilíbrio as características não mudam com o tempo, já na metaestável o equilíbrio nunca e alcançado havendo uma lenta mudança com o tempo. ... Já um microconstituinte é um elemento da microestrutura que possui uma estrutura característica diferente e identificável, podendo consistir em mais de uma fase.

Qual é a temperatura de início de formação da ferrita ao longo do resfriamento?

750 oC

Qual é a estrutura cristalina da Austenita?

conhecida como ferrita, ou ferro α. Possui uma estrutura cristalina CCC, é dúctil e pouco resistente quando comparada a outros constituintes devido à sua estrutura cristalina. A ferrita experimenta uma transformação polimórfica para austenita, com estrutura cristalina CFC, ou ferro γ, à temperatura de 912º C.

O que é a zona crítica?

O recozimento pleno consiste no aquecimento do aço a uma temperatura superior à zona crítica (quando este aquecimento é feito a uma temperatura situada dentro da zona crítica, é denominado recozimento intercrítico) seguido por um resfriamento lento (dentro do forno por exemplo).

Qual o Microconstituinte mais duro dos aços?

Qual o microconstituinte mais duro dos aços? Martensita 19. Use a regra das alavancas para determinar a fração da ferrita F 0 B 5 e da cementita na perlita.

Quanto mais carbono mais resistente do aço?

O carbono agrega aos aços resistência e dureza: quanto maior o teor de carbono maior a resistência mecânica. Porém, a adição de outros elementos de liga possibilita ao aço ser tratado termicamente para obter ainda mais resistência mecânica.

Em qual situação pode se obter Martensita em resfriamento lento?

A martensita se forma quando o resfriamento for rápido o suficiente de forma a evitar a difusão do carbono, ficando o mesmo retido em solução. Como a martensita não envolve difusão, a sua formação ocorre instantaneamente (independente do tempo). ... A fragilidade é causada pela presença da martensita.

Como pode acontecer um resfriamento brusco?

O resfriamento brusco pode causar distorções e até mesmo trincas na peça, denominadas trincas de têmpera. Entretanto, o resfriamento deve ser rápido o suficiente para garantir que se forme martensita na superfície do material.

Quais os principais meios de resfriamento?

Os meios de resfriamento mais utilizados são : soluções aquosas, águas, óleo e ar.