A filtração comum é o método de separação utilizado para separar os componentes presentes em misturas classificadas como heterogêneas. O objetivo é a completa separação do sólido contido na mistura.
Explicação: No processo de floculação se formam flocos-geralmente de substancias indesejáveis- por meio da aglutinação dessas sujeiras. Nesse sentido, a etapa de filtração terá como objetivo reter essas sujeiras/flocos, permitindo que só o líquido esteja presente para a próxima fase e/ou para o produto final.
Resposta: O coador retém as partículas sólidas do café e extrai substâncias solúveis no pó de café. Outros dois exemplos são: O filtro de água usado em casa; Em estações de tratamento de água e esgoto, a água passa por filtros de areia e grades que impedem a passagem de peixes, plantas e detritos.
A filtração a vácuo é um método de separação de misturas heterogêneas que ocorre com uma velocidade maior do que uma filtração comum. Por sua vez, é uma filtração como outra qualquer, porém é realizada sem a presença de ar (por isso, a expressão “a vácuo”), o que torna esse método muito mais rápido.