Pronome pessoal de complemento correspondente à segunda pessoa do plural (ex.: não vos apoquenteis; escutai o que vos digo). 2. Usa-se como pronome oblíquo, muitas vezes desaconselhado, em vez do pronome lhes, correspondente ao tratamento por vocês (ex.: escutem o que vos digo).
pronome Designa as pessoas com as quais se fala e/ou escreve; pode funcionar como sujeito (vós sois misericordioso), como predicativo (os traidores do reino sois vós) e como complemento ligado por preposição (nunca haverá paz entre vós). [Gramática] Segunda Pessoa do Plural.
Em se tratando das pessoas do discurso, ele representa a 2ª do plural (com quem se fala), ao lado do “tu”, o qual representa a forma singularizada. ... Já quanto ao uso do “vós” a constatação a que se chega é que seu uso ficou restrito à linguagem literária, aos dizeres da Bíblia e a alguns discursos extremamente formais.
Pronome Oblíquo Átono
A primeira pessoa é a que fala: eu e nós. A segunda é a pessoa com quem se fala: tu e vós. A terceira é a pessoa de quem se fala: ele/ela e eles/elas.
Nós: primeira pessoa do plural. Vós: segunda pessoa do plural.
é as palavras "vosso e vosotros".
Voseo é a denominação dada ao uso do pronome da segunda pessoa do plural vos em vez de tú na língua castelhana (espanhol). ... Esse pronome também é amplamente usado na Bolívia, porém a mídia usa mais o pronome tú . Vos tradicionalmente não é usado na escrita, exceto na Argentina e Uruguai.
b) A segunda pessoa verbal relaciona-se com a segunda pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais tu (singular) e vós (plural). Dessa forma, no discurso em segunda pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com aquela pessoa com que quem se fala. Exemplo: Tu estudas muito.
2. ª pessoa: Indica com quem se fala - tu e vós; 3. ª pessoa: Indica de quem se fala - ele e eles.