Ciclofaixas diferenciam-se das ciclovias por não terem separação física em relação à via de tráfego geral. São faixas de circulação exclusiva de bicicletas, com sinalização vertical e horizontal (placas e pinturas no solo) geralmente situadas em vias arteriais e coletoras.
A regra fundamental para os motoristas e motociclistas, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é respeitar a distância lateral de 1,5m ao ultrapassar ciclistas, além disso, dar a preferência e facilitar a passagem em cruzamentos e conversões.
Deveres dos ciclistas
Segundo o CTB os ciclistas devem utilizar ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos. Quando não houver, devem usar o bordo direito da pista, no mesmo sentido dos demais veículos. Ainda de acordo com o CTB, é proibido pedalar em calçadas, passarelas e outras vias exclusivas para pedestres.
É permitida a circulação de bicicletas pela calçada, desde que esta esteja sinalizada (artigo 59 do CTB). ... Pela lei, andar devagarzinho na calçada, sem ameaçar ninguém, não é recomendado, mas não constitui infração.
De acordo com a classificação de veículos, prevista no artigo 96, são quatro os veículos abrangidos por esta regra: bicicleta (veículo de propulsão humana para transporte de passageiros); carro-de-mão (veículo de tração humana para transporte de carga); charrete (veículo de tração animal para transporte de passageiros ...
6 alimentos para ciclistas ter muita energia no pedal
O que levar para pedalar e garantir qualquer imprevisto!
Dica: o que levar em um pedal de 100km ou mais
Portanto, a dica é ingerir: água, bebidas isotônicas e gel energético durante o pedal. Um acessório que pode ajudar na hidratação em pedais longos é a mochila de hidratação. Com ela é possível carregar diferentes quantidades de litro de água ou outras bebidas.
“Para um atleta iniciante com o objetivo de treinar para um Audax de 200 km, por exemplo, eu começaria a orientação com três treinos semanais, totalizando cerca de cinco horas e média de 150 km, aumentando para até 10 a 12 horas de treinos no período específico.”
Segundo ele, é melhor pedalar meia hora durante seis dias do que duas horas em apenas dois dias. Também não vale usar a bike por 30 minutos diários em uma semana e na seguinte, para compensar, pedalar duas horas em um único dia. – Mas isso não quer dizer que seja preciso pedalar todos os dias.
Você também deve evitar géis de carboidratos e outras bebidas energéticas esportivas cheias de açúcar. Elas são boas para competir em eventos longos, mas se você está tentando perder peso é melhor começar com uma refeição balanceada antes de pedalar, e finalizar com uma barra de cereal ou uma banana.
O mesmo estudo alemão diz que 50 minutos são suficientes para acelerar o metabolismo e, consequentemente, queimar mais calorias do que seria esperado. Uma hora é suficiente para controlar ou perder peso. O ideal seria mesmo arranjar, pelo menos, três horas por semana para andar de bicicleta.
Há quem pedale 30 km/dia, e quem chegue a fazer mais de 150 km. Em geral a média fica entre 50 e 60 km. O ritmo deve se tranqüilo para que se possa aproveitar os locais, as pessoas, tirar fotos, curtir muito.