A regra de três é um processo matemático para a resolução de muitos problemas que envolvem duas ou mais grandezas diretamente ou inversamente proporcionais. Nesse sentido, na regra de três simples, é necessário que três valores sejam apresentados, para que assim, descubra o quarto valor.
Ela é utilizada para descobrir um valor desconhecido, que segue a mesma razão de outros já conhecidos. De maneira mais simples, trata-se de descobrir um quarto valor a partir de outros três – daí vem o nome da regra. ... Razão é a divisão de um número por outro. Proporção é a igualdade entre razões.
Entenda como fazer Regra de Três de qualquer tipo: Simples, Composta, Direta ou Inversa! Aprenda como fazer Regra de Três de uma vez por todas! A Regra de Três é uma ferramenta de cálculo matemático utilizado nos problemas que envolvem razão e proporção.
Entendemos por grandeza tudo aquilo que pode ser medido, contado. O volume, a massa, a superfície, o comprimento, a capacidade, a velocidade, o tempo, são alguns exemplos de grandezas.
Como resolver regra de três?
Grandezas diretamente proporcionais
Duas grandezas são diretamente proporcionais quando uma varia de acordo com a variação da outra, de maneira proporcional e direta. Uma grandeza é algo que pode ser medido. ... Isso significa que a medida da diagonal dessa tela é igual a 5,5 polegadas e que a grandeza usada aqui foi o comprimento.
Em outras palavras, dadas as grandezas A e B, se houver aumento na medida da grandeza A, ocorre a diminuição da medida da grandeza B, então elas são inversamente proporcionais. Exemplo: um automóvel move-se a 40 km/h e demora cerca de 5 horas para chegar ao seu destino.