O líder coach facilita com que as pessoas possam traçar metas, sempre foca o futuro e reforça as possibilidades. Conquista a confiança da equipe.
O coaching é uma espécie de treinamento que visa a capacitação máxima. ... Por essa razão, é importante o conhecimento do coaching em processos de desenvolvimento de liderança. Ele pode orientar caminhos e potencializar competências comportamentais para formar verdeiros líderes.
Existe uma linha tênue entre o comportamento de um líder comum e de um Leader Coach. Um líder comum não liga para o crescimento de um funcionário, mas com o seu próprio crescimento, usando os esforços deles. Um Leader Coach, por sua vez, tenta motivar seu time primeiro, depois pensar em si próprio.
O coach precisa apresentar competências pessoais para sua prática, como facilidade em se comunicar, assertividade, saber ouvir, motivação e visão sistêmica. Além disso, é importante que ele possua compromissos e princípios éticos, como o não julgamento e saber manter sigilo profissional.
Os três estilos clássicos de liderança, que definem a relação entre o líder e os seus seguidores, são: Autocrática, Democrática e Liberal (ou Laissez-faire). Liderança Autocrática: É um tipo de liderança autoritária, na qual o líder impõe as suas ideias e decisões ao grupo. O líder não ouve a opinião do grupo.
15 atitudes para ser um líder de sucesso
Gestão emocional A habilidade anterior dá aos líderes a capacidade de permanecer ciente de seus sentimentos. Agora é preciso aprender a gerenciar essas emoções. ... É vital que os indivíduos em cargos gerenciais mantenham suas emoções dominadas, pois isso os ajudará a permanecer em uma posição respeitada.
Líderes que se saem bem no elemento de habilidades sociais da inteligência emocional são ótimos comunicadores. Eles estão abertos a ouvir tanto as notícias ruins quanto as notícias boas. E mais, eles são especialistas em conseguir que sua equipe os apoie e se empolgue com uma nova missão ou projeto.