Os mais utilizados são o albendazol, na dose de 10 mg/kg, via oral; doramectina, na dose de 0,2 mg/kg via intramuscular ou subcutânea; eprinomectina, na dose de 0,5 mg/kg, pour-on; ivermectina, na dose de 0,2 mg/kg, via subcutânea; e levamisol, na dose de 5 a 8 mg/kg, via oral.
Baseado em aplicação de vermífugos quatro vezes por ano. A primeira no início da seca, a segunda, aproximadamente 60 dias após , a terceira aplicação, no final da seca e a última em maio (meados do período de chuvas).
A coleta deve ser feita diretamente do ânus do animal, utilizando a luva já lubrificada com vaselina. Retirada a amostra, (cerca de 10 gramas), inverta a luva e retire todo o ar presente na amostra antes de fechar a luva com um nó ou com fita crepe.
O exame da contagem de ovos por grama de fezes (OPG) dá a possibilidade de obter uma estimativa do grau de infecção parasitária, que pode inclusive ser utilizado como critério de tratamento individual, mesmo se o Haemonchus não for o principal parasito.
O diagnóstico parasitológico, pela demons tração de ovos de parasito nas fezes ou em tecidos, é o que fornece diagnóstico de cer teza da esquistossomose mansoni. O diag nóstico clínico é apenas de presunção (3) e o imunológico, de probabilidade (4).