Macaca
Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo passando de geração para geração. Nestes jogos, não existem regras fixas, elas podem ser criadas pelo grupo que está brincando e modificadas sempre que necessário. ... Os jogos populares fazem parte da cultura.
Os jogos populares são brincadeiras tradicionais e que podem ser jogadas individualmente ou em grupo.
Bolinha de gude, amarelinha, peão, queimada, pega-pega, baliza, corre cotia. Há muitas gerações, essas brincadeiras fazem parte da infância dos brasileiros. Assim como lendas, cantigas, provérbios, crenças e danças populares, elas ajudam a compor o folclore brasileiro, que tem seu dia celebrado em 22 de agosto.
Jeito de brincar Todos os participantes têm de ficar parados onde estão. Quem está com a bola na mão dá sete passos e queima (acerta) quem estiver mais perto. Aquele que levar a bolada ganha um pecado. Quem levar sete boladas (ou sete pecados) sai da brincadeira.
O Trem Maluco é uma das brincadeiras que as crianças em Pernambuco adoram. Em dupla, embaladas pelo ritmo da parlenda, as crianças devem fazer movimentos sincronizados com as mãos. A cada verso as mãos se alternam: uma mão vai para baixo, enquanto a outra vai para cima.
No fundo de cada campo, coloque a “bandeira” do time, que pode ser qualquer objeto. O jogo começa quando alguém diz “bandeirinha arreou”. O objetivo é roubar a bandeira do time adversário e trazer para o seu campo. Mas o jogador que entrar no campo do time adversário e for tocado por alguém fica preso no lugar.
"Rio Vermelho" - uma das crianças do grupo fica à frente das outras que estão encostadas numa parede/portão/muro. Estas falam em voz alta: "Queremos atravessar o Rio Vermelho!". Aquela que está à frente responde: "Só com uma condição!". Todos: "Qual é?".
Jeito de brincar Em um grupo, um participante é escolhido para ser o pegador. Ele fica no meio da quadra; os outros participantes ficam reunidos em um só lado. O grupo diz: "Queremos atravessar o rio vermelho!".
Jeito de brincar Uma criança joga a bola para cima e grita o nome de um amigo. Quando este amigo pegar a bola e gritar "alerta" as outras crianças têm que ficar como estátuas. Quem estiver com a bola dá cinco passos e tenta acertar alguém. Se conseguir, a brincadeira recomeça.
A brincadeira é simples: uma pessoa é escolhida para ser o pegador e os demais ficam espalhados. O pegador diz “alerta cor!” e os demais perguntam “que cor?”. O pegador, então, escolhe uma cor e todos deverão tocar em algo dessa cor para ficarem salvos, caso contrário, poderão ser pegos.
Ao pegar a bola o jogador deve gritar: “Alerta”. ... O jogador com a bola pode dar três saltos e tentar 'queimar' alguma outra criança. Se conseguir, quem foi atingido fica à frente da fila com a bola na mão. Caso contrário, ele mesmo deve ficar à frente da brincadeira.
Uma longa reta é riscada no chão. Um lado é a “Terra” e o outro “Mar”. No início todas as crianças podem ficar no lado da terra. Ao ouvirem: mar!
O Instituto Terramar é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos de caráter socioambientalista. Seu objetivo social é contribuir para a Justiça Ambiental na Zona Costeira do Ceará.
Você pode distribuir os cartões de memória e coloque três pares de cartas virados para baixo em uma mesa. Peça a criança para virar o primeiro cartão e falar o que ela vê. Depois, peça para ela virar o próximo cartão. Se o cartão é idêntico ao primeiro, ele pode ficar com os dois e marca um ponto.