Como ensinar ética? Em 1º lugar, a escola precisa comunicar com clareza quais são seus valores e regras como instituição, em 2º seus colaboradores, professores e direção, irão transmitir por meio do exemplo, suas atitudes e comportamentos como profissionais.
De nada adianta discursar na frente da turma sobre tolerância a opiniões divergentes e negligenciar o que os alunos têm a dizer sobre o assunto. O educador deve construir uma ponte, um diálogo constante com os estudantes sobre temas como aceitação de diferenças e respeito aos colegas.
A cidadania precisa ser construída por meio de ações conjuntas entre professor e aluno. O professor deverá assumir uma postura questionadora dos valores da sociedade, dominar noções de democracia, direitos humanos e incentivar os alunos à participação nas questões de transformações sociais.
Além dessas pequenas ações e atividades que estimulam a cidadania na escola, professores também podem focar em transmitir alguns valores importantes para o assunto. ... Para os valores básicos de cidadania, os educadores podem focar em: Cooperação, sinceridade, perdão, respeito, boa comunicação, solidariedade e bondade.
Permite a compreensão do mundo A importância de compreender o mundo é para qualquer ser humano. A educação torna as pessoas mais críticas e conscientes, colabora no crescimento econômico do país e promove a igualdade social. São diversas as transformações que a educação pode causar no mundo.
O crescimento dos movimentos sociais, a participação popular na vida pública e a criação do Estado de Bem-Estar Social (Welfare State), os direitos sociais tornam-se atributos necessários para a cidadania.
Para exercer a cidadania, a pessoa precisa conhecer os seus direitos e os conseqüentes deveres, só assim terá condições de exercer o seu papel de cidadão, colaborando com o seu bem estar e o bem estar da sociedade como um todo. Como termo político “Cidadania significa compromisso ativo, responsabilidade.
A cidadania é definida como o conjunto de direitos dos cidadãos,e está fundamentada na ideia de que todas as pessoas são iguais perante a lei. ... Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”.
Resposta: De modo simples, como as sociedades não são universais, isto é, cada uma possui um conjunto de particularidades, não é possível que os direitos e deveres sociais (cidadania) sejam fixos.
É o que acontece todos os dias em várias regiões do nosso País. A desigualdade social reprime qualquer tipo de cidadania. significado de reprimir: Impedir a ação de algo. então cidadania reprimida é a cidadania sem a ação do governo.
Marshall, cidadania é uma situação social que inclui três tipos distintos de direitos, especialmente em relação ao ESTADO: 1) direitos civis, que incluem o direito de livre expressão, de ser informado sobre o que está acontecendo, de reunir-se, organizar-se, locomover-se sem restrição indevida e receber igual ...
cidadania é praticar os direitos e deveres civis,políticos e sociais estabelecidos na constituição. alguns dos direitos do cidadão são: direito a moradia,direito de liberdade de expressão,direito a educação,direito a saúde,previdência e assistencia social.
Direitos do cidadão
Ter estradas em boas condições é um dos principais direitos do motorista. ... Esse direito está, inclusive, previsto no Código de Defesa do consumidor. Segundo o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor, as concessionárias têm a obrigação de fornecer serviços públicos adequados, eficientes e seguros aos consumidores.