Coleta de sangue com seringa e agulha
Uma amostra de sangue de uma artéria é normalmente feita a partir do interior do punho (artéria radial), mas também pode ser retirada a partir de uma artéria na virilha (artéria femoral) ou do lado de dentro do braço acima da prega do cotovelo (artéria braquial).
A gasometria arterial é realizada por punção na artéria do braço ou perna do paciente. No entanto, a artéria radial tem prioridade para a coleta de sangue. Nesse caso, é preciso realizar a punção da pele e da parede da artéria seguindo seu trajeto.
A coleta da gasometria arterial é realizada por meio de uma punção arterial, normalmente na artéria radial, braquial ou femoral. É uma técnica extremamente asséptica, a fim de prevenir infecções, e deve ser realizada por profissional treinado.
Em geral, o exame é realizado por meio da punção da artéria radial, mas pode também ser coletado em outras artérias, como a braquial ou femoral, por exemplo. O paciente deve ficar assentado, com o braço estendido, seu pulso descansando em um pequeno travesseiro, como nas punções venosas comuns.
A gasometria mede o pH e os níveis de oxigênio e de gás carbônico no sangue de um paciente. A verificação dos gases sanguíneos é utilizada para verificar o equilíbrio ácido-base do organismo, diretamente relacionado com a performance pulmonar e metabólica.
A gasometria se refere à determinação de quatro parâmetros principais em amostras de sangue total arterial ou venoso: pH – potencial hidrogeniônico, pO2 – pressão parcial de oxigênio, pCO2 – pressão parcial de gás carbônico e HCO3- – concentração do ânion bicarbonato.
Unidades que coletam o exame: HUVC. Fazer 15 minutos de repouso antes da coleta (se cliente tiver feito algum tipo de esforço físico, por exemplo, ter andado muito, prolongar o repouso para 30 minutos). Após a coleta deverá aguardar por aproximadamente 15 minutos para análise da amostra.
A gasometria arterial é feita a partir da coleta de amostra de sangue proveniente da artéria do braço ou da perna. Esse tipo de coleta é bastante doloroso, já que se trata de uma coleta mais invasiva.
HEMÓLISE – DICAS PARA EVITAR E PRINCIPAIS CAUSAS - CARTAZ
Seis sinais de que pode ter um coágulo no sangue