A noção de conto tradicional refere-se à narrativa, cuja autoria é geralmente desconhecida, que é transmitida de geração em geração por via oral. Essas histórias anônimas têm geralmente várias versões.
O conceito de “tradicional” designa textos transmitidos de geração em geração, resultado de uma “criação colectiva”, no sentido em que se desconhece o seu autor e em que sofreram ao longo dos tempos alterações que podem atingir diferentes níveis dos textos – nível estrutural, semântico, estilístico, vocabular – podendo ...
Contos populares (ou folclóricos) são narrativas passadas de geração em geração. Elas não têm autor conhecido. Cada história é aumentada e modificada à medida que vai sendo repetida. ... Autores modernos podem escrever suas próprias versões de contos de fadas e fábulas.
Resposta. Narrativa curta; Narrador geralmente não participante; Personagens planas e pouco caracterizadas e sem nome próprio; Espaço indefinido; Conteúdo ficcional, simbólico e intemporal; Linguagem popular e familiar, com marcas de oralidade; Função moralizadora e lúdica.
Causo é um gênero discursivo, que apresenta fatos reais ou fictícios em suas histórias, contadas de forma engraçada, com objetivo lúdico. São conhecidos como causos populares, podem apresentar rimas, trabalhando assim a sonoridade das palavras e já fazem parte do folclore brasileiro.
O causo é um gênero textual que tem como função sócio-comunicativa materializar a cultura popular brasileira, sendo importe instrumento para preservação e disseminação dessa cultura.
Resposta. geralmente é caracterizado pela trama que está sempre a volta dele, tudo tem uma ligação com o protagonista.
Os causos são histórias fantásticas que podem ser engraçadas ou assustadoras, mas que devem ser contadas obedecendo a algumas regrinhas: um causo, para ser bem contado, tem que conferir às palavras entonação, ritmo e até mesmo sotaque e expressões interioranas.
O que aconteceu; acontecimento, caso, ocorrido. Exemplo: “foi assim que se deu o causo”, “é um causo de muitos anos”. Narração geralmente falada, relativamente curta, que trata de um acontecimento real; caso, história, conto.
Ou seja: um caso é uma narração de um fato verdadeiramente ocorrido. Um causo é uma narração de algo que realmente aconteceu ou não, mas de forma engraçada, como se fosse piada.
* 1 ponto a) A história de um serralheiro que possuía uma oficina impecável, onde realizava excelente trabalho e era elogiado por todos os clientes.
Resposta: Causo é uma história (representando fatos verídicos ou não), contada de forma engraçada, com objetivo lúdico. Muitas vezes apresentam-se com rimas,trabalhando assim a sonoridade das palavras. São conhecidos também como causos populares e já fazem parte do folclore brasileiro.
No Brasil, os “causos” receberam a influência dos indígenas, dos africanos e dos portugueses e a arte de contar histórias representa uma importante fonte de identidade cultural e social, simbolizando a perpetuação de uma tradição, a preservação da memória, a união de gerações, a interação de grupos e a “gostosura” de ...
Resposta. Muitos detalhes, Muita especificação, o leitor irá imaginar mais do que se não houvesse detalhes.
Resposta. Resposta: 1- c) tratar de forma bem humorada a narração de uma história cujo personagem caroneiro assusta pessoas que desconheciam o fato de que se tratava de uma pessoa viva que dormia em um caixão e acabara de acordar.
Questão 1 – Pode-se inferir sobre o gênero “causo”, exceto: a) Trata-se de uma história que faz parte da tradição oral de um povo. b) O causo é passado de geração a geração. ... Questão 2 – A frase que caracteriza o clímax da história é: a) “Ela, de nervoso, suava frio como se estivesse morta.”.
Resposta. Resposta: 1- c) tratar de forma bem humorada a narração de uma história cujo personagem caroneiro assusta pessoas que desconheciam o fato de que se tratava de uma pessoa viva que dormia em um caixão e acabara de acordar.
Entendendo o causo: 01 – Quem são os personagens do causo? O índio; o menino e o barbeiro.
O narrador pode caracterizar as personagens de duas formas: psicologicamente ou fisicamente. A caracterização psicológica refere-se as características “internas”, por exemplo: envergonhada, alegre, triste, saudosa, etc. ... Para as caracterizações o narrador utiliza adjetivos.
O narrador-personagem conta na 1ª pessoa a história da qual participa também como personagem. Ele tem uma relação íntima com os outros elementos da narrativa. ... Ele conhece todos os fatos e, por não participar deles, narra com certa neutralidade, apresenta os fatos e os personagens com imparcialidade.
Muita coisa faz parte da caracterização de um personagem, sua etnia, sua idade, seu porte físico, sua altura, como se veste, como fala, como pensa, como age. Mas sem dúvida, o caráter mais importante da caracterização é revelar a personalidade e o psicológico de um personagem.
Descrição pormenorizada dos traços distintivos de personagens que integram a acção de uma peça literária de carácter narrativo ou dramático. ... A caracterização age sobretudo para determinar o perfil físico ou psicológico das personagens enquanto partes vivas de uma história.
As personagens podem ser classificadas em, principais ou secundários de acordo com o relevo ou importância que possuem no desenrolar da trama: ... Já as Personagens Figurantes tem como único objetivo ilustrar um ambiente ou o espaço social do qual são representantes durante o desenrolar de uma ação da trama.
é qualquer ser atuante de uma história ou obra. Normalmente é uma pessoa, mas pode ser um animal, um ser fictício, um objeto, desde que tenha características humanas, ou seja, personificados. ... Personagens podem ter nomes ou não, e podem ter qualquer tipo de personalidade.
No texto I as personagem são um rei barbudo, uma rainha bondosa e uma linda princesa. Além disso, figuram os súditos do rei. No texto II as personagens são os súditos e o arauto que chega para anunciar a morte da princesa, esta última figurando como personagem secundária.
Verificado por especialistas Na obra de teatro O Avarento Harpagão, logicamente o protagonista da peça teatral trata-se do próprio Harpagão, sendo que os personagens secundários são Valério e Mariana, juntamente com a criada Frosina.
Personagem: cada uma das figuras humanas apresentadas em uma obra de ficção (peça teatral, romance, conto, filme etc.) ela pode ser: protagonista, que é a principal; antagonista, que é o adversário, o vilão, que fará oposição ao protagonista; e o coadjuvante, que é a personagem secundária.
Personagens secundários Os secundários são personagens que interagem de maneira mais direta com o protagonista, o antagonista, entre eles mesmos e com outros personagens menos importantes. Embora seja divertido ver personagens secundários complexos, eles podem ser rasos, arquetípicos ou até mesmo estereotipados.