O teste é feito conectando o diodo em pontos específicos no multímetro, ou ligando as pontas de prova do multímetro nos terminais do diodo. A indicação do estado do diodo é dada diretamente no display do multímetro, sem a necessidade de analisar valores medidos.
Teste de funcionamento de um diodo com um ohmímetro:
Uma boa maneira de verificar a identidade dos terminais é usando um ohmímetro para descobrir a direção da corrente direta. Com o multímetro ajustado para resistência, Ω, ele aplica uma pequena tensão em seus terminais de teste (é por isso que o ohmímetro precisa de uma bateria).
Método: 1. Selecionar a função medição de resistência no multímetro. 2. Conectar o positivo do multímetro no gate e o negativo no catodo do tiristor 1, o valor medido deve ser de até 40Ω (válido para componentes de potência fabricados pela SEMIKRON), não podendo estar em curto.
Dimmers são dispositivos utilizados para variar a intensidade de uma corrente elétrica média em uma carga. Eles consistem de gradadores que, através da diminuição ou aumento da tensão valor eficaz e portanto um aumento da potência média de uma lâmpada, controlam a intensidade da luz produzida pela mesma.
Dicas:
— Minha sugestão é usar as lâmpadas LED dimerizáveis, que ficaram mais populares no mercado no último ano e exercem a mesma função na iluminação que a lâmpada amarela tradicional — explica Maneco, que optou por modelos modernos e compatíveis com dimmer para colocar no forro de gesso do teto de uma sala de estar.
Dicas importantes para você saber qual é o melhor dimmer para sua instalação
Como o Dimmer Funciona? Os dimmers mais modernos são dispositivos que ligam e desligam o circuito de luz mais rapidamente, afim de reduzir a quantidade total de energia que flui através desse circuito. Isso faz com que o circuito da lâmpada seja desligado muitas vezes por segundo.
O dimmer geralmente tem uma chave seletora que ao girá-la aumenta ou diminui o brilho da lâmpada. O dimmer pode ser utilizado para variar a luminosidade de acordo com a necessidade do local ou para decoração de determinados ambientes como por exemplo, jardins, corredores, salas e etc.
Lâmpadas dimerizáveis são lâmpadas em que é possível regular a intensidade do brilho. Este controle de brilho pode gerar economia de energia e alterar a aparência visual e clima de seus ambientes. ... As lâmpadas eletrônicas, fluorescentes ou LED, podem não ser lâmpadas dimerizáveis.
➡Lâmpadas dimerizáveis são lâmpadas em que é possível regular a intensidade do brilho. Este controle de brilho pode gerar economia de energia e alterar a aparência visual e clima de seus ambientes. ... ?Lâmpadas fluorescentes fazem a dimerização por meio de reatores eletrônicos que alternam a corrente dirigida às fontes.