EQST

O Que Perfuso E Difuso Pulmonar?

O que é perfusão e difusão pulmonar?

Ventilação é o processo pelo qual o ar entra e sai dos pulmões. Difusão é o movimento espontâneo dos gases, sem o uso de energia ou esforço por parte do corpo, entre o gás nos alvéolos e o sangue nos vasos capilares dos pulmões. Perfusão é o processo pelo qual o sistema cardiovascular bombeia o sangue pelos pulmões.

Quais fatores facilitam a perfusão na membrana respiratória?

Aplicação biológica: pressão parcial de um gás sobre a superfície das vias respiratórias e dos alvéolos é proporcional à força de impacto das moléculas desse gás. Portanto, o poder de difusão de tal gás é proporcional a sua pressão parcial. Perfusão é aumentada nas bases pulmonares devido à gravidade.

O que é cintilografia pulmonar de ventilação e perfusão?

A Cintilografia Pulmonar com Inalação e Perfusão permite que o pulmão seja estudado, por completo, quanto à passagem de ar e sua circulação sanguínea, permitindo diagnóstico de pneumopatias variadas, desde pneumonia até embolia pulmonar.

Para que serve o exame de cintilografia?

A Cintilografia Óssea (Corpo Total) serve para diagnóstico de doenças relacionadas à saúde do esqueleto, de fraturas, de osteonecrose e artrite, bem como de metástases, pela presença de tumores no esqueleto, consequência de cânceres em outros órgãos.

O que é cintilografia do miocárdio com Mibi?

Este exame é realizado para avaliar o fluxo sanguíneo pelas artérias que nutrem o coração. Para isso é utilizado um material radioativo, o qual é injetado no paciente com a função de acentuar as imagens da região analisada.

Quais principais patologias são investigadas em protocolos de cintilografia de miocárdio?

Este exame indica as seguintes doenças: enfisema pulmonar, embolia, e deformidades nos vasos sanguíneos, entre outras situações. Se um médico do SUS pedir este exame, este pode ser feito gratuitamente na rede de saúde. Os planos de saúde de um modo geral, cobrem a cintilografia pulmonar.

Quais são os principais radiofármacos utilizados?

Dentre os principais radiofármacos utilizados na medicina nuclear encontra-se:

  • Tecnécio-99-metaestável;
  • Iodo-123 e Iodo-121;
  • Tálio-201;
  • Gálio-67;
  • Índio-111;
  • Xénon-133;
  • Crípton-81m;
  • Flúor-18.

Quais os radioisótopos mais utilizados?

Para tratar lesões e aliviar dores, os radiofármacos mais populares são raios beta emissores de radioisótopos, como o estrôncio-89, samário-153 e iodo-131.

Quais patologias é usado os radiofármacos?

Além do uso terapêutico, esses fármacos também são utilizados em procedimentos de diagnóstico de patologias, dentre elas o câncer, as doenças cardiovasculares e ainda as desordens do Sistema Nervoso Central.

O que é medicina nuclear e quais as principais aplicações?

A medicina nuclear é uma especialidade médica que, utilizando uma diversidade de radionuclídeos incorporados a compostos específicos, avalia a fisiologia e o metabolismo do corpo, mediante o registro da radioatividade detectada em curvas de atividade em função do tempo, tanto para fins de diagnóstico como para fins ...