Quando o usuário encontra determinada célula ao fazer a análise no microscópio, ele deve apertar a tecla correspondente a ela no equipamento, realizando assim a contagem. Ao chegar ao valor total, basta checar a quantidade de cada célula encontrada ao longo da análise.
Como proceder a contagem:
Maneiras de contar células em um intervalo de dados
6) Desprezar as primeiras gotas e preencher a câmara de Neubauer (2 lados); 7) Deixar a câmara em repouso por 10 a 20 minutos em câmara úmida; 8) Contar as plaquetas dos 5 quadrados médios dos 2 lados da câmara; 9) Realizar a média da soma da contagem de ambos os lados da câmara e multiplicar por 1000.
LCR turvo — pingar 1 gota no fundo de tubo de hemólise (10X75) e acrescentar 2 gotas do corante A/A; agitar; preencher um dos lados da câmara de Fuchs-Rosenthal; esperar 1 a 2 minutos; identificar e contar as células.
Encostando a ponta da pipeta na borda da lamínula, preencher cuidadosamente a câmara de contagem. O líquido deve preencher apenas um lado da câmara e não deve chegar aos canais de cada lado da área de contagem (Fig. 1).
A amostra líquida contendo células a ser analisadas é colocada na câmara após ser diluída e logo em seguida coloca-se uma tampa de vidro (lamínula) sobre a câmara de Neubauer para fazer a contagem.
Utilize água, álcool ou sabão neutro para higienizar a câmara; Enxugue-a com lenço de papel ou pano seco e limpo, livre de partículas; Se por ventura houver sujeiras mais densas, pode-se utilizar solução 1% de ácido clorídrico em álcool.
Na contagem direta de leveduras por microscopia podemos determinar a viabilidade da amostra utilizando o corante azul de metileno na amostra diluída, transferindo o conteúdo para uma câmara de Neubauer e analisando no microscópio, sendo que as leveduras mortas possuem coloração azul.
A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso.
Os dois tubos com sedimento, são colocados em estantes, ao lado do microscópio, para o exame. A urina restante sofre então a pesquisa dos caracteres anormais, da rotina diária. A utilização das duas gotas de formol a 40 volumes, logo após a urina ser colocada ser colocada no tubo cônico de centrifugação, é fundamental.
A urina pode ser avaliada pela aparência física (cor, turbidez, odor e volume), chamada também de análise macroscópica. A urina pode variar na cor de amarelo pálido (quase incolor) até amarelo escuro, vermelho, verde ou azul.
TÉCNICA - O exame de sedimento é da seguinte forma no LACVet:
Na microscopia, uma amostra de urina é centrifugada para obter os sedimentos. Estes podem ser usados para examinar a presença de células epiteliais, leucócitos, hemácias, cilindros, cristais, bactérias e fungos. A centrifugação é um processo físico de separação.