Acredito que o correto seria deixar como os gramáticos sugerem, pois a separação correta é: Tui-ui-ú que é uma ave de plumagem branca, enorme bico negro levemente curvado para cima e pescoço negro, nu e com a base vermelha. O renomado dicionário Houaiss da Língua Portuguesa aponta essa separação como a correta.
O restante do corpo detém plumagem branca, com exceção do papo vermelho, que é isento de penas. A ave pesa em torno de oito quilos e suas asas, quando abertas, podem chegar a três metros. Alimenta-se de moluscos, répteis, insetos, pequenos mamíferos e peixes.
Voa com o pescoço totalmente esticado, alternando algumas batidas de asas com o voo planado. Nidifica sobre árvores altas e abre as asas ao sol para secar. É uma ave que realiza movimentos migratórios. Vive em margens de grandes rios e lagos com árvores esparsas e em outras áreas úmidas, onde se alimenta de peixes.
Uma curiosidade é que os ninhos podem ser feitos por até 06 aves e, além disso, o Tuiuiú ainda pode contar com a ajuda de Garças e outras aves. Como essa ave tem a capacidade de voar muito além do limite, faz do alto das árvores o lugar ideal para montar o ninho para os seus filhotes.
Como foi feito? O ninho foi inspirado nos ninhos artificiais de cegonhas, comuns na Europa, e também na estrutura dos ninhos de tuiuiús no Pantanal. Assim, ele é constituído de um poste alto de concreto com uma plataforma no topo.
Pantanal
Os jaburus vivem nas margens de rios, lagoas e pântanos. Constroem enormes ninhos com galhos e arbustos secos — as maiores construções feitas por aves no Pantanal. A época de reprodução coincide com a baixa das águas. Os peixes, presos nas lagoas, tornam-se presas fáceis para alimentar os filhotes dos jaburus.
O pantanal é um bioma que recebeu esse nome em função da palavra pântano, cujo significado é uma área de planície alagada. Portanto, o pantanal recebeu esse nome por ser um bioma caracterizado por uma imensa região pantanosa.
cerca de 115 cm de comprimento