Os concorrentes apresentam uma ameaça para qualquer tipo de empresa, por isso é necessário criar barreiras de entrada que protejam as empresas. Quando o cliente deixa de comprar um produto do concorrente devido à resistência de aprender uma nova tecnologia, se refere à barreira de entrada: ... a diversificação do produto.
A rivalidade está aumentando, à medida que mais concorrentes aparecem, com maior tamanho e capacidade. Também afeta os custos de produtos fixos que são altos, o produto é perecível, reduzindo os preços ou até mesmo a absorção de empresas.
Rivalidade entre concorrentes (interno) Considerada a força mais importante no sistema de Porter, pois parte de princípios internos, leva em conta a atividade e agressividade dos concorrentes diretos que já estão atuando no mesmo segmento de mercado.
Estes são os principais fatores que aumentam a rivalidade entre os players:
Rivalidade competitiva. Onde a rivalidade é intensa, as empresas podem atrair clientes com cortes agressivos de preços e campanhas de marketing de alto impacto. Além disso, em mercados com muitos rivais, seus fornecedores e compradores podem ir a outro lugar se acharem que não estão obtendo um bom negócio com você.
Entenda o que é e como aplicar as 5 Forças de Porter no seu negócio
A importância das cinco forças de Porter O objetivo principal das cinco forças de Porter é analisar o ambiente competitivo no qual a organização está inserida e determinar o melhor posicionamento do negócio diante dos concorrentes, possibilitando assim, uma visão mais abrangente da concorrência.
Como fazer análise de concorrência
Teórico: fator crucial para analisar a viabilidade do negócio....Os 3 fatores da análise da concorrência (Forças de Porter) mais importantes a considerar na abertura do empreendimento são:
Para ser considerada concorrente, uma empresa precisa possuir produtos e serviços que atendam necessidades iguais às que os seus produtos e serviços pretendem atender. Para identificar os concorrentes, é necessário realizar uma pesquisa de mercado, que pode se iniciar com o uso de uma lista telefônica da cidade.
Como analisar seus concorrentes
Também há motivos de sobra para conhecer bem como agem os concorrentes, o profissional de Marketing deve saber quem é sua empresa, seu mercado, seu público-alvo, o produto ofertado, que características possui, os pontos fortes e fracos e quais pontos mais priorizar.
No geral, uma boa análise de mercado inclui uma avaliação dos principais fatores que influenciam o negócio. Isso significa que levar em conta esses fatores de maneira integrada permite que se tenha uma visão muito mais ampla do mercado, o que permite que decisões mais assertivas sejam tomadas.
Identificar os pontos principais para diferenciação da concorrência tornando-se cada vez mais competitivo, localização, preço, comunicação, especialização, produtos ou serviços com qualidade superior, atendimento personalizado. Avaliar se com uma estrutura mais enxuta é possível ser mais eficaz que os concorrentes.
Com o mercado cada vez mais competitivo e os clientes cada vez mais disputados, existem algumas estratégias básicas que podem ser seguidas para vencer a concorrência:
A análise da concorrência é uma estratégia de marketing digital tão importante quanto a produção de conteúdo propriamente dita. Analisar o conteúdo dos seus principais concorrentes ajuda você a identificar eventuais lacunas deixadas por eles e criar possibilidades que gerem importantes resultados para o seu negócio.
Podemos resumir da seguinte forma: aquela empresa que vende o mesmo produto ou serviço para o mesmo público que o seu. Se você possui uma loja de Supermercado, seu concorrente direto é outro Supermercado da mesma região que influencie de forma direta o seu cliente.
- Concorrente direto 1: é aquele que vende a mesma linha de produtos para um mesmo público alvo, com uma mesma faixa de preço em um mesmo tipo de Ponto de Venda (PDV).
Existem quatro tipos de concorrentes: direta, indireta, substituição e SERP.
Além disso, é necessário entender que há os concorrentes diretos e os indiretos da empresa....Para identificar os seus concorrentes indiretos, o empreendedor pode realizar três passos:
Há dois tipos, os diretos e indiretos, como mencionamos. Os primeiros são aqueles que ofertam o mesmo produto que você e atingem o seu público diretamente. Os segundos vendem itens substitutos aos seus e, em algum momento, podem atrair os seus clientes.
Concorrência direta: esse tipo de concorrência existe quando um negócio oferece produtos iguais, com o objetivo de alcançar o mesmo nicho de mercado do mesmo ramo. Concorrência indireta: essa atividade pode ser identificada com base em empreendimentos que oferecem produtos semelhantes à outra empresa.
Vamos citar como exemplo o refrigerante Coca-Cola. Como concorrentes diretos podemos citar a Pepsi, Guaraná Antarctica, dentre outros, pois estas marcas oferecem o mesmo produto que a Coca-cola (refrigerantes) e estão inseridos no mesmo mercado (bebidas).
O monitoramento poderá ser feito de duas formas: observando a empresa concorrente ou um grupo, ou família de produtos e serviços específicos....Para facilitar a análise e principalmente a síntese observe o quadro a seguir com os quatro quadrantes:
O público-alvo da Coca Cola é os Jovens Estratégia Posicionamento de Mercado A indústria de refrigerantes tem a expectativa de vender ao menos 1,3 bilhão de litros a mais em 2010 do que em 2009. A alta, de 6,8%, é cinco vezes maior que o percentual de crescimento alcançado em 2009, de 1,35%.
Resposta. O público alvo de qualquer empresa aquele que tem condições de pagar pelos seus produtos, ou seja, usuários de micro computadores / computadores e afins.