EQST

O Que Podemos Falar Sobre A Democracia?

O que podemos falar sobre a democracia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
  • O que podemos falar sobre a democracia?
  • O que é democracia redação?
  • Quais as principais características de uma democracia?
  • Como se caracteriza a democracia brasileira?
  • O que é positivo na democracia brasileira?
  • O que caracteriza uma democracia para o autor?
  • Qual a principal característica da democracia ateniense na época clássica?
  • Qual a origem da democracia e quais suas principais características?
  • Quais os critérios utilizados para definir quem era cidadão de Atenas?
  • Quem não era considerado cidadão na cidade de Atenas?
  • O que era preciso para ser considerado cidadão em Roma?
  • Quais eram as formas de se tornar escravo em Atenas?
  • Como funcionava a escravidão em Atenas?
  • Que atividades o escravo poderia exercer em Atenas?
  • Quais as condições de ser escravo na antiguidade?
  • Quais eram as condições de vida dos escravos em Roma?
  • Como era o trabalho livre na antiguidade?
  • Como é o trabalho livre?
  • Qual era o significado do trabalho na antiguidade?
  • Como era caracterizado a divisão do trabalho na antiguidade?
  • Quais são as principais características da divisão do trabalho?
  • Quais são as divisões que poderão permear a divisão do trabalho?
  • O que é a divisão manufatureira do trabalho?
  • Como Durkheim explica a divisão do trabalho?
  • Como se dá a divisão técnica do trabalho?
  • Como podemos dividir a história do trabalho?
  • Qual é a história do trabalho?
  • Qual o principal benefício que a divisão do trabalho?
  • Quais as consequências da divisão do trabalho?
  • O que podemos falar sobre a democracia?

    Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.

    O que é democracia redação?

    A democracia é um regime político que se encontra presente na sociedade desde o Império romano, mais precisamente no período compreendido entre 507-508 a.C. No entanto, seu real significado foi se modificando com o passar do tempo até chegar ao conceito que se conhece nos dias que correm.

    Quais as principais características de uma democracia?

    Suas principais características são soberania popular; da democracia representativa e participativa; um Estado Constitucional, ou seja, que possui uma constituição que emanou da vontade do povo; e um sistema de garantia dos direitos humanos. ...

    Como se caracteriza a democracia brasileira?

    Democracia no Brasil O primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1934) é considerado como o início da democracia no país, marcado pela conhecida revolução de 1930 que acabou com a República velha com a derrubada do ex-presidente, Washington Luís. Nosso país segue o sistema de democracia representativa.

    O que é positivo na democracia brasileira?

    Resposta. Os pontos positivos da Democracia: Liberdade de expressão e escolha, você não ser preso por apoiar suas ideologias, poder reivindicar seus direitos como cidadão trabalhador e livre.

    O que caracteriza uma democracia para o autor?

    Palavra de difícil definição, a democracia abriu espaço para a participação política popular em diferentes sociedades e épocas, além de possuir tipos diversos. ... Em geral, democracia é a prática política de dissolução, de alguma maneira, do poder e das decisões políticas em meio aos cidadãos.

    Qual a principal característica da democracia ateniense na época clássica?

    A democracia ateniense (no grego: δεμοκρατιk) foi uma forma de governo que surgiu na Grécia em meados do séc. ... A isegoria, a isonomia e a isocracia eram traços fundamentais do regime democrático ateniense. Todos tinham o direito à palavra, a igualdade perante a lei, e a igual participação no exercício do poder.

    Qual a origem da democracia e quais suas principais características?

    A democracia surgiu na Atenas antiga, no século V a.C., e significa “governo do povo”. Após uma série de conflitos entre os atenienses, devido às reivindicações das crescentes camadas médias que colidiam com interesses dos eupátridas, foi estabelecida a democracia como forma de decidir as questões políticas.

    Quais os critérios utilizados para definir quem era cidadão de Atenas?

    Resposta: Cidadão em Atenas eram apenas os homens, filhos de pais e mães atenienses, com mais de 18 anos. E quem tinha renda maior tinha também uma importância maior na participação na Bulé e na Eclésia. Não eram cidadãos as mulheres, os escravos e nem os estrangeiros (metecos).

    Quem não era considerado cidadão na cidade de Atenas?

    A condição de cidadão era restrita aos homens livres nascidos em Atenas. As mulheres, os estrangeiros (metecos) e os escravos estavam excluídos dos direitos políticos, o que restringia a participação a uns 10% da população. A cidadania não era considerada um direito, mas um dever.

    O que era preciso para ser considerado cidadão em Roma?

    A cidadania romana era atribuída somente aos homens livres (nem todos os homens livres eram considerados cidadãos). Os cidadãos tinham o Direito: a ser sujeito de Direito privado (jus civile); ao acesso aos cargos públicos e às magistraturas; à participação das assembleias políticas; e às vantagens fiscais.

    Quais eram as formas de se tornar escravo em Atenas?

    A mais comum era através da captura em guerras. Várias cidades gregas transformavam o prisioneiro em escravo. Estes, eram vendidos como mercadorias para famílias ou produtores rurais. ... Além de ser uma forma de treinar o futuro soldado, controlava o excesso de escravos na cidade (fator de risco de revoltas).

    Como funcionava a escravidão em Atenas?

    A escravidão em Atenas Em Atenas, o sistema que imperava permitia que o poder de tomadas de decisões ficasse apenas nas mãos dos homens livres e proprietários, ou seja, de uma pequena parcela da população. Os trabalhadores daquela sociedade eram prisioneiros de guerras que foram transformados em escravos.

    Que atividades o escravo poderia exercer em Atenas?

    Alguns escravos eram utilizados para formar as forças policiais da cidade de Atenas, outros eram usualmente empregados em atividades artesanais e, por conta de suas habilidades técnicas, tinham uma posição social de destaque.

    Quais as condições de ser escravo na antiguidade?

    Os escravos eram de propriedade do Estado e ninguém poderia ser considerado proprietário de um determinado escravo. ... Em geral, os escravos trabalhavam nas propriedades dos patrícios, grupo social romano que detinha o controle da maior parte das terras cultiváveis do império.

    Quais eram as condições de vida dos escravos em Roma?

    A escravidão na Roma Antiga implicava uma quase absoluta redução nos direitos daqueles que ostentavam essa condição, convertidos em simples propriedades dos seus donos. Com o passar do tempo, os direitos dos escravos aumentaram. ... As revoltas de escravos, tal como terceira Guerra Servil foram duramente reprimidas.

    Como era o trabalho livre na antiguidade?

    Na antiguidade, o trabalho era executado somente por servos, pois era considerado indigno de homens livres, aos quais estavam destinadas as atividades intelectuais e de desfrute dos prazeres materiais. ... Na antiguidade, aos filósofos e homens livres cabia o exercício intelectual.

    Como é o trabalho livre?

    Trabalho livre é a definição que dou para o momento em que uma pessoa está engajada em atividades relacionadas à empresa, mas sem qualquer amarra com chefe, cliente, hard deadline, ou qualquer uma das limitações convencionais com as quais ela lida no dia-a-dia.

    Qual era o significado do trabalho na antiguidade?

    O trabalho na Antiguidade, representava punição, submissão, em que os trabalhadores eram os povos vencidos nas batalhas, os quais eram escravizados. O trabalho não era dignificante para o homem. ... Este período caracterizou-se como sendo um sistema intermediário entre a escravidão e o trabalho livre.

    Como era caracterizado a divisão do trabalho na antiguidade?

    Na antiguidade o trabalho era concebido como natural, não havia grandes graus de divisão do trabalho, era manufatureiro e estava fortemente associado com uma ideia de hereditariedade.

    Quais são as principais características da divisão do trabalho?

    Principais Características Aumento da produtividade. Distinção física e intelectual do trabalho. Venda das mercadorias por preços menores. Distinção de Classes sociais.

    Quais são as divisões que poderão permear a divisão do trabalho?

    Explicação: Por meio da divisão vertical e horizontal é possível a realização da divisão dos níveis que constituem a empresa, como os setores, departamentos e unidades, além de definir o grau de autoridade de cada um.

    O que é a divisão manufatureira do trabalho?

    A divisão manufatureira do trabalho em execução numa produção faz com que o produto passe por varias mãos dentro da empresa, logo a produção não é feita apenas por um funcionário e sim por vários, sendo eles divididos cada um em sua função.

    Como Durkheim explica a divisão do trabalho?

    Para Durkheim (1858-1917) , os princípios da divisão do trabalho são mais morais do que econômicos. ... Além disso, Émile afirmou que quanto maior e mais complexa for uma sociedade, maior será a divisão social do trabalho presente na mesma. Para ele, é o crescimento populacional o responsável pela divisão do trabalho.

    Como se dá a divisão técnica do trabalho?

    -se o nome de divisão do trabalho à especialização de funções que permite a cada pessoa criar, usar e acentuar, com máxima vantagem, qualquer diferença peculiar em aptidões epura os. Tem como consequência o trabalho cooperativo em tarefas específicas e delimitadas, com o objetivo de aumentar a eficiência da produção.

    Como podemos dividir a história do trabalho?

    Pode-se dividir a história do trabalho mediante modo de produção que o ser humano desenvolveu através do tempo, que são os chamados regimes de trabalho: primitivo, escravo, feudal, capitalista e comunista.

    Qual é a história do trabalho?

    O trabalho ou a ocupação surgiram desde a pré-história, quando o ser humano passou a construir e usar ferramentas e mais tardiamente quando passou a praticar a agricultura. ... Na idade medieval quem trabalhava em troca de moradia e proteção eram os camponeses, nesta época o trabalho era visto como uma servidão.

    Qual o principal benefício que a divisão do trabalho?

    A divisão do trabalho faz com que o trabalhador adquira, com a tarefa repetitiva, uma agilidade maior e com isso fique “treinado” na execução de seus movimentos, provocando assim uma diminuição no tempo gasto, o resultado é o aumento da produção em todo período de trabalho.

    Quais as consequências da divisão do trabalho?

    A principal consequência da fragmentação de tarefas impostas pela divisão social do trabalho é o aumento da produtividade. Ela, inclusive, é esperada pelos donos dos meios de produção. ... Assim, passa a fazê-lo com maior agilidade e, desse modo, consegue produzir mais em menos tempo.