A fotossíntese começa quando a clorofila absorve energia da luz solar. As plantas usam a energia da luz para transformar água e dióxido de carbono em oxigênio e nutrientes, chamados açúcares. As plantas utilizam parte dos açúcares e armazenam o restante. O oxigênio é liberado no ar.
São fatores que agem diretamente sobre os seres vivos, limitando o seu território, alterando as suas taxas de reprodução, fazendo por vezes aparecer, numa população, variedades que têm características ecológicas diferentes.
Quando existir algum fator que limite a capacidade produtiva, surge então uma nova abordagem, o da Margem de Contribuição pelo fator limitante. Sob este aspecto, o produto mais rentável é o que apresentar maior Margem de Contribuição pelo fator de limitação da produção.
Os fatores independente da densidade influenciam a taxa de crescimento per capita de uma população independente da densidade populacional.Um exemplo é a competição por comida limitada entre os membros de uma população.
Os fatores que contribuem para a redução do tamanho populacional, são a Emigração e Mortalidade, que são assim indicativo de saída de individuo-os da população.
Uma determinada população pode crescer por influência da imigração e da taxa de natalidade, como pode diminuir pela emigração e pela taxa de mortalidade. ... Estas experiências mostraram o papel de dois fatores no controle das populações: quantidade de alimento e espaço.
Os processos que modificam o tamanho populacional são natalidade, mortalidade e movimento (emigração e imigração). Uma população compreende um grupo de indivíduos, mas em alguns casos, especialmente em organismos modulares, nem sempre está claro o que significa um indivíduo.
Potencial biótico e resistência ambiental O potencial biótico ou reprodutivo é a capacidade inata de uma população aumentar o número de componentes, em condições ambientais ótimas. ... Na natureza, entretanto, as populações estão sujeitas à ação conjunta dos fatores limitantes do crescimento.