Protocolo Clínico:
A pulpotomia é um procedimento conservador e consiste na preservação da vitalidade pulpar radicular, ou seja, consiste na remoção de polpa dental coronária afetada por diferentes causas e a proteção do remanescente com um material capeador, conhecido também como revestimento .
A técnica padrão para pulpectomia em dentes decíduos preconizada pela Academia Americana de Odontopediatria (AAPD,2001) consiste em: Remoção do tecido cariado; Acesso a câmara pulpar; Remoção da polpa coronária; Identificação dos canais radiculares; Instrumentação; Irrigação; Tratamento dos canais; Medicamentos ( ...
Indicação
Aplique un trozo de algodón embebida con Formocresol (sin exceso) sobre el canal radicular, por 5 a 7 minutos para promover la hemostasia.
O formocresol é o medicamento mais comumente usado na terapia pulpar de dentes decíduos. Normalmente o formocresol é usado como medicação de escolha em pulpotomias, ou seja, o tratamento de dentes decíduos vitais com exposição pulpar por cárie.
2002). O tricresol formalina pode ser aplicado umedecendo-se "bolinhas de algodão", removendo-se o excesso (MORAIS et al, 2001).
Nessa etapa da gravidez não há contra-indicação para o tratamento, além das medidas clássicas de proteção à paciente e o feto, porém respeite os anseios da paciente.
O tratamento de canal pode ser realizado durante a gravidez de forma a prevenir e tratar a inflamação e infecção do dente afetado, porém a mulher deve sempre informar o dentista que está grávida. A anestesia administrada durante o tratamento de canal é segura para a gestante, não colocando em risco a saúde do bebê.
3) Grávidas não podem fazer radiografia da boca – MITO Nos exames odontológicos, esse nível é baixo. “Porém, sempre deve-se utilizar os coletes protetores de chumbo e ter o máximo de cautela – principalmente nas regiões próximas ao feto, como o abdômen”, recomenda o especialista.
Sim. É possível que as grávidas possam passar por esse tipo de procedimento. Mas o primeiro passo é saber que o seu dentista precisa ter consciência da sua condição de gestante. Isso porque baseado nisso ele poderá escolher os melhores materiais e, até mesmo, ponderar a urgência do procedimento.
Na verdade, a gravidez não provoca cáries nem deixa os dentes mais fracos, o que ocorre é um aumento do risco de desenvolver cáries em razão de uma mudança comportamental das mamães. A mudança na dieta com alimentos mais açucarados, maior quantidade de carboidratos e com maior freqüência.
Como aliviar a dor de dente na gravidez A gestante com dor de dente pode tomar eventualmente paracetamol que é um analgésico, devendo sempre falar com o seu médico previamente. O uso de outros medicamentos, nomeadamente os anti-inflamatórios são contraindicados na gravidez.
Geralmente, a dor de dente na gravidez é causada pelo aumento da sensibilidade dentária e pela gengivite, que é a inflamação da gengiva, que é comum durante esta fase. Mas a dor também pode estar relacionada a outras causas como dente quebrado, abcesso ou dente do siso crescendo.
Quais medicamentos são permitidos para grávidas?
Sim. Grávidas podem tomar anestesia de dentista. A gestante pode e deve cuidar dos dentes neste período. O tratamento pode ajudar, inclusive, a prevenir contra o parto prematuro.
Durante a gestação todos os cuidados com a saúde e o corpo se tornam redobrados. As preocupações também aumentam e muito. Essa dúvida pode deixar as futuras mamães apreensivas, mas segundo Dulce, a anestesia de dentista pode sim ser usada, “porém sob alguns cuidados”, ressalta.