A erosão fluvial é a erosão causada pelas águas dos rios que provoca desgaste nos planaltos, dentre outros relevos e removem porções do solo das margens dos rios, provocando um deslizamento de terra. ... Essa erosão é causada pelas águas que correm nos rios, que pode causar o desmoronamento de barrancos.
Erosão pluvial: é o tipo de erosão causado pela ação da água das chuvas. ... As erosões pluviais podem apresentar-se de diferentes formas, como poderemos ver a seguir: 1.
A erosão pela água apresenta-se em seis diferentes formas, a seguir:
A erosão pluvial, provocada pela ação da chuva, é apenas uma das causas da degradação do solo. ... Ela pode causar desde pequenos buracos até rachaduras imensas no solo. Dependendo da intensidade e da força com que a chuva cai, faz com que a superfície abaixe e obstrua a porosidade existente no solo.
Os agentes naturais que podem provocar a erosão do solo são a chuva, o vento e a mudança de temperatura, vulcão em erupção e a mudança na composição química do solo.
Assim, a terceira e última etapa da erosão acontece: a deposição do material que foi desagregado e transportado.
A maior parte dessas áreas está no Brasil. A Bacia Amazônica tem a maior extensão de terras com alta erosividade do planeta. “A Bacia Amazônica e a Região Norte como um todo possuem os maiores valores de erosividade observados no Brasil”, diz Paulo.
O território brasileiro também é afetado pela desertificação, sendo que as áreas onde esse processo ocorre de forma mais intensa são: o cerrado tocantinense, a porção norte de Mato Grosso e os pampas gaúchos.
Especialistas recomendam que se plante algo no solo para que as raízes fixem a terra. Folhas e outras plantas também podem bloquear a passagem da chuva e de outros elementos. Se o solo for plano, construir uma inclinação de 30% pode ajudar a evitar a erosão.
A erosão pode ser evitada utilizando formas de agricultura intensivas, ou seja, aproveitar os nutrientes do solo da melhor forma possível, dando capacidade ao mesmo de se reconstituir. Outra forma de prevenção é evitar o desmatamento devido às raízes das plantas que dão sustentação ao solo.
Na agricultura podem ser usadas técnicas como a rotação de culturas, para evitar o esgotamento do solo, não usar o fogo para preparar o terreno para futuras plantações, utilizar fertilizantes e/ou insumos capazes de suprir as necessidades de solos empobrecidos....
Para evitar o esgotamento do solo, é necessário se atentar para algumas práticas: rotação de cultura (plantio de diferentes espécies em períodos alternados); adubação (orgânica e inorgânica); irrigação; drenagem e arejamento (“afofamento” da terra).