Como fazer uma compressa úmida quente:
Hoje o foco será em técnicas de cocção com utilização de calor úmido como fonte de calor: cocção a vapor, fervura e pocher. ...
A cocção serve também para destruir micro organismos nocivos, tornando os alimentos próprios para o consumo. Existem três grandes métodos de cocção: calor úmido, calor seco e misto. O calor seco, como o próprio nome já diz, é um método de cocção, no qual o cozimento é realizado sem líquido (água).
A esterilização por calor seco é realizada por condução. O calor é absorvido pela superfície externa do item e passa para o centro do item, camada por camada. Todo o item acabará por atingir a temperatura necessária para a esterilização. O calor seco faz a maior parte do dano oxidando as moléculas.
A temperatura dos ciclos das autoclaves Cristófoli são: 121o C, 129o C e 134oC. Portanto para que a esterilização aconteça é necessário o contato do vapor (na temperatura certa pelo tempo adequado) com o material a ser esterilizado.
121° C
O processo de esterilização pode ser feito por meio de quatro métodos que englobam a técnica:
ESTERILIZAÇÃO POR FILTRAÇÃO Tem como objetivo de eliminar mecanicamente microorganismos e/ou partículas, pela passagem da mistura de fluídos e sólidos através de um meio poroso que retém os sólidos em sua matriz ou superfície.
Os métodos de esterilização podem ser divididos em químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético) e físicos (calor, filtração e radiação).
Verificado por especialistas Porem instrumentos são esterilizados de varas formas como: Lavagem com agua e sabão, mais colocação em solução de clorexidina ou clorada, mais agua e sabão depois encaminhado a esterilização especifica para cada equipamento como por exemplo metais são levados para estufa ou autoclave.
Finalidade CME: Concentrar os artigos e instrumentais esterilizados ou não tornando mais fácil o seu controle, conservação e manutenção. Padronizar técnicas de limpeza, preparo, acondicionamento e esterilização.
O CME tem papel exclusivo no conhecimento da quantidade e o armazenamento dos artigos esterilizados, bem como a provisão e previsão, contribuindo para assistência ao paciente e equipe cirúrgica.
O expurgo hospitalar funciona como um equipamento para despejo de sangue, secreções, líquidos provenientes de cirurgias ou materiais que oferecem algum tipo de risco. ...
A equipe deve ser exclusiva do CME; Enfermeiro Coordenador do CME (deve permanecer apenas no CME em sua jornada de trabalho); Enfermeiro Plantonista do CME; Técnicos de Enfermagem capacitados para desempenharem as tarefas do CME.
Art. 2º Os Técnicos e Auxiliares de Enfermagem que atuam em CME, ou em empresas processadoras de produtos para saúde, realizam as atividades previstas nos POPs, sob orientação e supervisão do Enfermeiro.
E cabe aos Enfermeiros responsáveis por Centro de Material e Esterilização (CME), ou por empresa processadora de produtos para saúde: a participação, coordenação, execução, supervisão e avaliação de todas as etapas do processamento de produtos para saúde. ...
A CME é um setor fundamental no contexto hospitalar, responsável pelo preparo, esterilização e distribuição de produtos para a saúde, passíveis de reprocessamento, consumidos no centro cirúrgico e demais unidades, necessitando, dessa forma, de funcionários qualificados e capacitados para cada área e funções que assumam ...
A importância do CME para o atendimento Manter um centro de materiais no hospital significa ter um local específico para o preparo de materiais para esterilização e a higienização dos equipamentos e suprimentos médicos.