{1} Como vimos na primeira parte deste trabalho, um conceito relativamente importante dentro da retórica do monopólio é o de 'custo social'. Em ciências econômicas, e segundo a teoria tradicional, o 'custo social' diz respeito ao total de todos os custos ligados a uma atividade econômica (1).
As principais características do monopólio são: uma única empresa é responsável pela oferta; existem barreiras para a entrada de concorrentes; os consumidores são informados sobre as características do produto e preço; não existem substitutos próximos.
Na concorrência monopolística, as firmas competem entre si com produtos similares, mas não idênticos. Dessa forma, os produtos vendidos podem ser considerados substitutos, mas não são substitutos perfeitos. O principal elemento de competição perfeita presente na concorrência monopolista é a livre entrada de firmas.
Sem delongas, vamos direto para a resolução da questão. A principal diferença entre Concorrência Perfeita e Concorrência Monopolística é: ... livre na concorrência perfeita - não existe diferença entre os produtos; há uma facilidade para a entrada e para a saída das empresas.